Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Henrique Arantes apresentou projeto que proibia apreensão de veículos por atraso de IPVA, antes de decisão judicial

21 de Dezembro de 2017 às 19:56
Crédito: Y. Maeda
Henrique Arantes apresentou projeto que proibia apreensão de veículos por atraso de IPVA, antes de decisão judicial
Dep. Henrique Arantes

Proibição de apreensão de veículos com IPVA atrasado poderia estar em vigor desde o ano passado. O deputado estadual Henrique Arantes (PTB) apresentou, em agosto de 2016, projeto de lei que pretendia vedar a apreensão de veículos em caso de atraso no pagamento de IPVA, em Goiás. Na última terça-feira (19), foi determinada pela Justiça do Estado a suspensão, de forma imediata, da apreensão de veículos inadimplentes.

A proposta do petebista, de nº 2370/2016, previa a não retenção de veículos que estivessem com IPVA vencidos no período de até um ano, com exceção da existência de outras hipóteses previstas na Lei do Código de Trânsito Brasileiro. A matéria foi aprovada pelos deputados na Assembleia Legislativa de Goiás, porém vetada integralmente pelo Governo do Estado em agosto deste ano.

A separação dos pagamentos de licenciamento, imposto e seguro DPVAT, contidos no documento obrigatório também já estava prevista na justificativa do projeto apresentado por Henrique Arantes: “É preciso traçar a diferença existente entre os termos licenciado e com imposto atrasado. Só em caso de irregularidades no registro ou na licença, o veículo será apreendido e o condutor multado, conforme estabelecido no Código de Trânsito Brasileiro”.

Henrique Arantes comparava, ainda, o imposto veicular (IPVA) com o imposto dos imóveis (IPTU), onde o proprietário de um imóvel não tem sua casa retirada de imediato ao atrasar o pagamento do imposto, e alegou que o objetivo de seu projeto seria garantir que o contribuinte tivesse seus diretos resguardados, tendo um prazo de adequação financeira para que não tenha seu veículo apreendido.

“Muitas pessoas usam o carro para trabalhar. E quando chega o mês de pagar o IPVA, o impacto no bolso é enorme para vários cidadãos. Grande parte das famílias nem sempre conseguem se preparar para este impacto e acabam piorando sua situação financeira e, se perdem o veículo, tudo isso desmorona”, explicou o autor do projeto.

IPVA parcelado

Outro projeto do deputado Henrique Arantes também trata sobre benefícios ao contribuinte em relação ao IPVA. A proposta de nº 2998/16 prevê o parcelamento do imposto em até 12 vezes para amenizar o impacto no bolso do trabalhador goiano, enquanto mantém uma receita frequente para os cofres do Estado. Mas para que se torne lei, ainda resta uma última análise e deliberação por parte dos deputados estaduais, na Assembleia Legislativa.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.