Ícone alego digital Ícone alego digital

Projeto de lei quer que Poder Público pague fornecedores de forma ordenada e rápida

10 de Janeiro de 2018 às 07:06

Assim que Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) voltar aos trabalhos, na segunda quinzena de fevereiro, seus membros deverão analisar a viabilidade do projeto de lei nº 4098/17, do deputado Simeyzon Silveira (PSC). O texto estipula prazos para que a Administração Pública pague seus fornecedores, assim como determina que os pagamentos sejam feitos por ordem cronológica, para que empresas não sejam favorecidas, em detrimento de outras.

Para que a despesa seja quitada o requerente deverá, inicialmente, apresentar junto ao órgão os documentos necessários, como nota fiscal, fatura e certidões. Ao recebê-los, a Administração Pública terá, então, dois dias para atestar a despesa e outros cinco dias para realizar a liquidação. Por fim são dados 20 dias de prazo para que o pagamento seja efetuado.   

Os pagamentos deverão obedecer à uma fila cronológica, para que haja igualdade de tratamento, sob pena de multa administrativa no valor de R$ 10 mil. Terão prioridade no recebimento apenas as cobranças que comprovadamente ocorrerem em situação de estado de emergência, calamidade pública, decisão judicial ou relevante interesse público.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.