Ícone alego digital Ícone alego digital

Projeto de lei que proíbe abandono de idoso recebe parecer contrario da CCJ

18 de Janeiro de 2018 às 09:32

O projeto de Lei n° 3394/17 de autoria do deputado Humberto Aidar (PT), teve parecer contrário aprovado pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ). A matéria irá para votação no Plenário, com o início da nova sessão legislativa marcada para a segunda quinzena de fevereiro.

O processo proíbe o abandono efetivo de idosos em hospitais, casas de saúde, entidades de longa permanência, ou congêneres, ou não prover suas necessidades básicas, quando obrigado por lei ou mandado. O processo tem como objetivo, tornar mais clara a legislação vigente que dispõe sobre o abandono afetivo de idosos e suas respectivas sanções.

Para os efetivos desta Lei, considera-se abandono afetivo qualquer situação que caracterize a falta de comprometimento do responsável pelo idoso em suprir suas necessidades afetivas nas devidas circunstancias: Falta de visitas periódicas; o não comparecimento em datas comemorativas da vida do idoso; ausência de contato telefônico ou por qualquer outro meio eletrônico e outras situações semelhantes que a autoridade competente defina como abandono efetivo.

Compete às entidades de atendimento, e também qualquer indivíduo que detenha conhecimento da situação, comunicar ao Ministério Público, para as providências cabíveis, a situação de abandono moral ou material por parte dos familiares. 

As instituições filantrópicas ou sem fins lucrativos prestadoras de serviços ao idoso terão direito à assistência judiciaria gratuita. As entidades públicas e privadas destinadas ao cuidado de idosos deverão anexar uma cópia desta Lei na entrada do estabelecimento com o objetivo de dar ciência aos familiares de que abandono pode se caracterizar crime.

Em sua justificativa, o parlamentar afirma que o projeto tem como finalidade unificar as legislações que tratam de abandono afetivo de idosos e suas respectivas sanções, com o fim de tornar mais clara a compreensão da sociedade de que tal prática constitui crime punível com pena privativa de liberdade.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.