Francisco Jr apoia esboço do PDI-RMG que incentiva a revitalização do Centro de Goiânia

22 de Janeiro de 2018 às 11:11

O esboço do novo Plano de Desenvolvimento Integrado da Região Metropolitana de Goiânia (PDI-RMG) busca incentivar moradias e comércio no setor central da Capital com o objetivo de revitalizar essa área. Como estímulo, as construções não vão pagar outorga onerosa nem taxas.

Para falar desse assunto, o deputado e apoiador do novo PDI-RMG, deputado Francisco Jr. (PSD), concedeu entrevista à Agência de Notícias da Assembleia na manhã desta segunda-feira, 22. O parlamentar é mestre em Desenvolvimento e Planejamento Territorial e foi secretário de Planejamento da Prefeitura de Goiânia de 2005 a 2008, sendo responsável pela elaboração e aprovação do PDI de 2007.

De acordo com Francisco Jr, a revitalização do centro de Goiânia é fundamental. “Houve um grande preconceito na intenção de diminuir a quantidade intensa de carros na região que acabou por afastar as pessoas do setor. Esse tipo de incentivo é fundamental, mas o Poder Público deve coordenar isso.”

O parlamentar exemplifica o problema de falta de planejamento e ressalta que é preciso analisar as reais demandas da área. “Há uma grande quantidade de apartamentos sem garagem no Centro, o que é ideal para universitários se instalarem, porém não se pode construir universidades na região. Portanto, é preciso pensar nas demandas da região para criar vantagens e convencer determinados setores privados a investir no bairro”, analisa.

Ele considera ainda que o Centro pode virar um polo cultural ou gastronômico, através de medidas de incentivo no aumento de comércios voltados para a alimentação. "E para diminuir a quantidade de tráfego podem-se criar calçadões”, sugere Francisco Jr.

O deputado destaca a importância de valorizar o patrimônio histórico da cidade. “Temos que expor esse patrimônio e não descaracterizá-lo, como vem ocorrendo ao longo do tempo. É preciso lembrar que o Centro de Goiânia é referência em art decó, por exemplo. Isso tem de ser preservado e mostrado”, disse.