Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Isaura Lemos se reúne com centenas de famílias do Movimento de Luta Pela Casa Própria em Bela Vista

07 de Fevereiro de 2018 às 10:23

A deputada Isaura Lemos (PCdoB) comandou reunião do Movimento de Luta pela Casa Própria (MLCP) em Bela Visa, dia 3, ao lado de dirigentes do partido em Goiás, militantes e lideranças políticas municipais. O evento reuniu mais de quinhentas pessoas, dentre elas, famílias que há anos reivindicam o direito à moradia e buscam o apoio do Estado para terem uma vida digna. “A maioria ali presente representa a faixa da população mais atingida com o encolhimento do setor da construção civil e os cortes do Governo Federal no programa Minha Casa, Minha Vida”, ressaltou Isaura Lemos.

Em 2017, o governo se comprometeu a bancar a construção de apenas 23 mil moradias destinadas a famílias que ganham até R$ 1,8 mil, que fazem parte da faixa 1 do Minha Casa, Minha Vida. Isso representa 13,5% da meta anunciada, de 170 mil unidades, publicou o jornal O Estado de S. Paulo em 14 de janeiro. O governo também descumpriu a meta geral do programa para todas as faixas de renda. Somando as quatro faixas, a gestão Temer firmou contratos para financiar com juros mais baixos 442,2 mil unidades habitacionais no ano passado: 72,5% da meta de 610 mil.

O próprio Ministério das Cidades admitiu a redução da meta, sob a alegação do contingenciamento de recursos por parte da União. No início do ano, o ministro Alexandre Baldy revogou portaria de seu antecessor, Bruno Araújo, que autorizava o subsídio para mais 54 mil unidades da faixa 1, que atende a famílias que ganham menos de três salários mínimos, o correspondente a quase 80% do deficit habitacional brasileiro. Com isso, ficaram apenas as 23 mil casas constantes na nova programação.

Endividamento – O endividamento das famílias por conta do aluguel é outro problema decorrente da redução dos programas habitacionais. De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), de 2015, chega a 30% o crescimento anual de lares afetados pelo alto comprometimento da renda com pagamento do aluguel. No total, 3,8 milhões de moradias têm esse problema, dado que agrava o deficit habitacional. Além disso, entre 2013 e 2015 houve redução de quase 400 mil unidades na produção de novos domicílios, após mais de cinco anos de avanço.

Diante desse cenário, os movimentos sociais de luta pela moradia, a exemplo do MLCP em Goiás, estão mobilizados contra os cortes orçamentários que impliquem em mais sacrifício para a população de baixa renda. Isaura Lemos, que preside a Comissão de Habitação, Reforma Agrária e Urbana da Assembleia Legislativa tem se empenhado junto ao poder público para regularizar imóveis ocupados por famílias, cujos direitos estejam legalmente assegurados. Em 2017, a Comissão mapeou a situação dos processos fundiários em tramitação e realizou audiência pública para tratar dos casos dos imóveis do Residencial Valéria Perillo, em Senador Canedo, Santa Marta e Real Conquista, em Goiânia, e Morada Nova, em Anápolis.

 

MLCP

O Movimento de Luta pela Casa Própria (MLCP) foi fundado em setembro de 1991, pelo então vereador por Goiânia, Euler Ivo Vieira – um dos atuais dirigentes do PCdoB em Goiás – com o apoio de diversas lideranças da área política e social da época, dentre elas, Isaura Lemos, que estava à frente do Movimento Contra a Carestia, iniciativa popular com vistas a reduzir o preço da cesta básica em Goiânia. O MLCP se tornou um núcleo de apoio e orientação às famílias que lutam para adquirir a casa própria por meio dos programas de habitação social do governo.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.