Deputados comentam projeto que proíbe venda de bebidas alcoólicas em postos de combustíveis

07 de Fevereiro de 2018 às 18:37

Tramita na Câmara Federal o projeto de lei nº 8487/17, do deputado federal Sergio Vidigal (PDT – ES), que visa proibir a venda de bebidas alcoólicas em postos de combustíveis e em lojas de conveniências anexas. Em entrevista à Agência Assembleia de Notícias na manhã desta quarta-feira, 7, os deputados Helio de Sousa (PSDB) e Lissauer Vieira (PSB) comentaram a respeito do tema.

De acordo com Lissauer, é uma propositura que não alterará muita coisa. Segundo ele, é preciso investir através de campanhas de conscientização, para que as pessoas não dirijam quando estiverem sobre efeito de bebidas alcoólicas. “Proibir os postos de combustíveis de vender dentro da cidade não irá adiantar muito. Existem estabelecimentos próximos que sempre estarão vendendo”, afirmou.

“Essas leis não irão resolver nossos problemas. É preciso conscientizar e colocar na cabeça do cidadão, que se beber ele não pode dirigir. Hoje, os números de acidentes por bebida alcóolica diminuíram bastante, mas, é preciso um maior investimento em campanhas de conscientização”, finalizou Lissauer.

Já o deputado Helio de Sousa destacou em sua fala, que é favorável a propositura que tramita na Câmara Federal. De acordo com o parlamentar, as estatísticas mostram que a bebida alcóolica é uma das grandes responsáveis pelos acidentes de trânsito. “Ao parar em um posto para colocar combustível, percebendo a venda de bebida alcóolica naquele estabelecimento, pode levar o motorista a querer adquirir o produto enquanto estiver dirigindo”, destacou o parlamentar tucano.

“Entendo que por se tratar de um assunto de grandíssima importância, sou favorável para que se tenha essa restrição. No entanto, para que não seja permitido o uso inadequado dessas bebidas, é preciso ter ações repressivas. Lamentavelmente a cultura do brasileiro funciona desta maneira”, enfatizou Helio.