Ir para o conteúdo principal

Abertura da 4ª sessão legislativa da 18ª Legislatura

A- A+

Assembleia inicia ano legislativo com sessão solene marcada para esta quinta-feira, 15, às 15 horas

A Assembleia Legislativa inicia as atividades parlamentares do ano de 2018 nesta quinta-feira, dia 15. A sessão de abertura será presidida pelo chefe do Poder, deputado José Vitti, e está prevista para o horário regimental, às 15 horas, no Plenário Getulino Artiaga. O governador Marconi Perillo e o vice José Eliton confirmaram presença e outras autoridades foram convidadas, entre elas os presidentes dos Tribunais de Justiça e de Contas do Estado. Neste último ano da 18ª Legislatura retornam à Casa os deputados Lucas Calil, Talles Barreto e Lêda Borges, que ocupavam cargos no Governo Estadual — voltam à suplência os deputados Santana Gomes, Henrique César e Victor Priori. As discussões parlamentares neste ano serão marcadas pelas eleições de outubro, em que estarão em disputa os cargos de governador, vice, senador e deputado estadual e federal.

O Poder Legislativo retoma suas atividades do ano de 2018 nesta quinta-feira, 15, às 15 horas. Uma sessão solene marca a reabertura dos trabalhos da 4ª sessão legislativa da 18ª Legislatura. A Assembleia Legislativa será o centro das discussões do processo eleitoral previsto para este ano, quando serão realizadas eleições para presidente da República, governador, senador (duas vagas), deputados federal e estadual.

A sessão solene está marcada para o Plenário Getulino Artiaga, com a presença do governador Marconi Perillo, do vice-governador José Eliton (PSDB), e várias autoridades estaduais. Marconi Perillo, na ocasião, fará pronunciamento, apresentando a prestação de contas relativa ao exercício de 2017. A sessão também será marcada pelos discursos da oposição e situação. Pela bancada de oposição discursará o deputado José Nelto (MDB) e pela situação, o deputado Talles Barreto (PSDB), que está de volta à Casa. A solenidade será aberta pela Banda da Polícia Militar com a execução do Hino Nacional. 

Sob a  presidência do deputado José Vitti (PSDB), este último ano da 18ª Legislatura será marcado pela volta dos deputados Lucas Callil (PSL), Talles Barreto (PSDB) e Lêda Borges (PSDB), que ocupavam cargos no primeiro escalão do Governo e se desincompatilizaram em 31 de janeiro, para concorrerem às eleições deste ano. Com isso, voltam à suplência os deputados Santana Gomes (PSL), Henrique César (PSDB) e Victor Priori (PSDB).

Por causa das mudanças nas cadeiras algumas comissões sofrerão modificações, a exemplo da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) destinada a investigar a possível existência de cartel nos preços dos combustíveis comercializados em Goiás, cujo presidente é o deputado Santana Gomes. Além disso é um ano eleitoral e a eleição é um tema que deverá pautar as discussões parlamentares.

Outro assunto em destaque deverá ser a reformulação do Regimento Interno da Assembleia Legislativa, cujos processos já estão em tramitação na Casa, conforme foi confirmado pelo presidente deste Poder, no segundo semestre de 2017.

A primeira sessão ordinária do ano será realizada, portanto, na terça-feira, 20, às 15 horas, com deliberação de projetos de lei. Para essa sessão, os parlamentares já tem projetos da Governadoria para analisar. Alguns já encontram-se na Casa, uma vez que foram protocolados no início deste mês.

Dentre estes projetos estão o de n° 0378/18, que visa alterar dispositivo da Lei nº 19.452, de 14 de setembro de 2016, que reorganiza os Quadros de Oficiais Auxiliares (QOA) e Oficiais Músicos (QOM), da Polícia Militar do Estado de Goiás; o de n° 0380/18, que indica o nome de Elcivan Gonçalves França, para compor o Conselho Estadual de Educação; o de n° 0377/18, que confere denominação à rodovia que especifica; o de n° 0362/18, que altera dispositivo da Lei nº 10.067, de 30 de junho de 1986 e o de n° 0219/18 que dispõe sobre o estabelecimento de programa estadual para promoção de competitividade e inovação.

Foi enviada também para análise, uma propositura de autoria do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO), assinada pelo presidente da instituição, conselheiro Kennedy Trindade, de n° 0286/18, que propõe introduzir alterações na Lei n° 15.122, de 4 de fevereiro de 2005, que dispõe sobre a estrutura de plano e carreiras dos servidores daquele corte de contas.

Assembleia em Tempo Real

14/12/2018

19:04 - Encerramento das atividades

18:08 - Lincoln Tejota promove debate seminário sobre atuação de jovens na política

16:57 - Projeto dispõe sobre cobrança de taxa de estacionamento em shoppings e supermercados

15:30 - Combate ao abuso sexual contra mulheres em transporte público é fomentado por nova Lei

14:24 - Governadoria veta autógrafo de lei sobre direitos de renais crônicos e transplantados

12:45 - "Janeiro Branco", voltado a ações educativas para difusão da saúde mental, é instituído em Goiás

11:11 - Prefeitura realiza audiência pública para debater Plano Municipal de Saneamento Básico

10:27 - Sancionada Lei que regulamenta a produção e comercialização de produtos artesanais comestíveis em Goiás

09:01 - Executivo veta autógrafo que trata da exclusão do 3° dígito nos preços de combustíveis em Goiás

07:09 - Alego será palco hoje à tarde do seminário "Jovens Preparados para Dialogar com a Sociedade"

06:51 - Início das atividades

13/12/2018

19:00 - Encerramento das atividades

17:37 - Poder Executivo propõe venda de imóvel para construção de nova unidade especializada da Polícia Civil

16:46 - Reunião da Comissão Mista é encerrada pelo deputado Álvaro Guimarães

16:43 - Deputado Francisco Jr tem quatros projetos aprovados pela Comissão Mista

16:42 - Marlúcio Pereira repercute homenagem da Assembleia à cantora Joelma

16:40 - Plenário aprova, em primeira fase, reajuste aos servidores do Poder Judiciário de Goiás

16:24 - Reunião da Comissão Mista é aberta pelo presidente Álvaro Guimarães

16:17 - Vitti encerra última sessão ordinária do ano e convoca uma extraordinária para a próxima 2ª-feira, 17

16:04 - Aprovado, em primeira fase, doação de imóvel de Alto Paraíso à Secretaria de Educação de Goiás

15:39 - Paulo Cezar Martins elogia José Vitti e declara apoio à possível chapa liderada por Álvaro Guimarães

15:33 - Na tribuna, Virmondes Cruvinel comemora impedimento do aumento do IPTU em Goiânia

15:27 - Júlio da Retífica diz que Assembleia estará em boas mãos se Álvaro Guimarães for eleito presidente da Casa

15:22 - Karlos Cabral defende aprovação da data-base dos servidores do Judiciário

Assembleia Legislativa do Estado de Goiás - Palácio Alfredo Nasser - Alameda dos Buritis, 231
Setor Oeste - CEP: 74115-900 - Tel: (62) 3221-3000.

Carregando...