Ícone alego digital Ícone alego digital

Politizar 2018

15 de Fevereiro de 2018 às 16:58
Crédito: Sergio Rocha
Politizar 2018
Politizar - Plenário
O Politizar deste ano traz novidades, como ampliação do apoio da Assembleia e a participação de moradores das cidades de Goiás, Catalão e Jataí, além de Goiânia. As inscrições serão abertas em março.

Politizar é um projeto de extensão da Universidade Federal de Goiás (UFG) criado em 2013 para aproximar a sociedade civil do processo legislativo goiano. O projeto oferece, gratuitamente, palestras sobre educação política, treinamento sobre o processo legislativo estadual e vagas para que qualquer pessoa, com ensino médio completo ou incompleto, atue como parlamentar ou assessor parlamentar ou jornalista político durante um evento de simulação.

Em 2017, a segunda edição foi realizada em parceria com a Escola do Legislativo da Assembleia goiana e, conforme demonstra a matéria que pode ser acessada aqui, o projeto gerou engajamento e alta produtividade. Dessa forma, houve incentivo do presidente da Alego, José Vitti (PSDB), do reitor da Universidade Federal de Goiás, Edward Madureira, e do Corpo Diretivo desta Casa para a realização da terceira edição entre março e junho de 2018.

O III Politizar conta com novidades. A inscrição terá início em março, deve ser feita em formulário a ser disponibilizado nas redes sociais do projeto, e oferecerá as seguintes modalidades: simulando das atividades legislativas ou monitor voluntário na organização. Para se inscrever na primeira opção é necessário possuir ensino médio incompleto ou completo, mas na segunda opção apenas estudantes da UFG poderão se inscrever.

As novidades nessa etapa começam com a possibilidade de participação de moradores dos municípios de Catalão, Jataí e Cidade de Goiás, uma vez que os inscritos terão hospedagem e transporte custeados durante as atividades do projeto. Além disso, a organização incluirá entrevista individual com os candidatos caso a quantidade de inscritos exceda o número de vagas disponibilizado. “A inscrição é gratuita e a entrevista será feita pela coordenação geral do Politizar para checar de fato o real interesse de cada um”, explica Robert Bonifácio, professor da Faculdade de Ciências Sociais da UFG e coordenador geral do Politizar.

As seguintes etapas, de treinamento e simulação, ocorrerão em espaços da UFG em Goiânia, mas também na Alego que além das duas bolsa-estágio no valor de R$ 1.055,00 cada, fornecidas para os cargos de coordenação de comunicação e coordenação acadêmica, concederá mais uma bolsa-estágio para o cargo de coordenação administrativa do Politizar.

Logo, a partir da ampliação de apoio ao projeto e com o slogan "A Alego é a Casa do Povo", a expectativa do Legislativo Goiano em construir uma imagem sustentada nos pilares “resultados, humanização e acessibilidade” é grande. “O projeto cresceu dentro da Universidade Federal e as alunas que elaboraram o Politizar tornaram um sonho possível, que é trazer a sociedade civil para conhecer a Assembleia Legislativa, conhecer os trabalhos parlamentares, a formação das comissões, a elaboração dos projetos de lei, de projetos de resolução e de emendas parlamentares; (...) e contando com o apoio de todos os servidores da Casa o projeto leva também os participantes a desejarem se tornar um parlamentar no futuro”, afirma Mariza Barbosa, assessora parlamentar na Alego e coordenadora geral do Politizar.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.