Ícone alego digital Ícone alego digital

Sessão de abertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa é marcada por discursos acirrados no Plenário

15 de Fevereiro de 2018 às 19:30
Crédito: Marcos Kennedy
Sessão de abertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa é marcada por discursos acirrados no Plenário
Governador Marconi Perillo presta contas do mandato na Assembleia
O presidente José Vitti conduziu na tarde desta quinta-feira, 15, no Plenário Getulino Artiaga, solenidade de instalação da 4ª sessão legislativa da 18ª Legislatura. Estiveram presentes o governador Marconi Perillo e o vice José Eliton, e várias autoridades. O emedebista José Nelto discursou pela oposição, fazendo críticas à administração do PSDB e, em seguida, foi rebatido pelo tucano Talles Barreto, representante da bancada da situação, que afirmou ter a atual gestão estadual fundado os alicerces que garantirão décadas de desenvolvimento e avanços. O governador Marconi Perillo fez uma prestação de contas de seus quatro mandatos e deixou de lado um discurso politicamente correto, como ele mesmo se referiu, para rebater críticas da oposição.

A Assembleia Legislativa de Goiás reiniciou na tarde desta quinta-feira, 15, o último ano de trabalho da 18ª Legislatura, numa sessão solene no plenário do Palácio Alfredo Nasser. Diversas autoridades prestigiaram o evento, dentre eles secretários de Estado, representantes do Judiciário, o governador do Estado, Marconi Perillo (PSDB) e seu vice, José Eliton (PSDB). Os trabalhos foram conduzidos pelo presidente da Casa, deputado José Vitti (PSDB). 

O tom dos discursos foi dado por críticas da oposição e defesa do representante da situação. Último a discursar, o governador Marconi Perillo, além de prestar contas de seu legado à frente do Executivo estadual, quebrou  o protocolo, defendeu-se das críticas e garantiu que "retornará à tribuna do Legislativo, quantas vezes forem necessárias, para defender seu legado".

Seguindo o protocolo, o presidente passou a palavra para o deputado José Nelto (MDB), que discursou em nome da bancada de oposição. Já o discurso da bancada governista foi feito pelo deputado Talles Barreto (PSDB), que retornou à Assembleia após nove meses à frente da Secretaria Extraordinária responsável pela fiscalização do programa de investimentos Goiás na Frente.

Por fim, o governador foi convidado a subir à tribuna para também fazer uso da palavra. Marconi discorreu sobre as conquistas de sua gestão, que se encerra no fim deste ano, após quatro mandatos à frente do Executivo. Ao final do discurso de mais de 30 minutos, o Governador apresentou ao presidente José Vitti a prestação de contas do Estado relativa ao exercício de 2017.

Ao rebater as críticas formuladas pelo deputado José Nelto, Marconi Perillo disse que "nesta tarde farei um discurso que não será politicamente correto. Minhas marcas, atos e gestos sempre se guiaram pelo equilíbrio, sensatez, diálogo, coerência e compromisso com a pacificação política de Goiás. Mas rasgo o oportunismo que sempre foi marca do deputado José Nelto”, disse. Em sua defesa, o Governador frisou, veementemente, que em Gestões suas nunca perseguiu adversários políticos ou quem quer que seja. “Eu sei o que é ser perseguido políticamente e por que faria isso?”, indagou.

Sobre promessas quebradas de campanha, o Governador salientou que o Portal G1 colocou os Estados de Goiás e Maranhão em primeiro lugar no ranking dos que mais cumpriram compromissos de campanha.

Ele também defendeu que se tivesse tomado decisões erradas na questão da carga tributária, o Estado de Goiás não lideraria a lista de Estados mais competitivos do Brasil.

Marconi Perillo ainda respondeu às críticas de tratamento indigno para com os servidores públicos. “Nenhum Governo valorizou mais, pagou mais em dia e repassou mais reajustes salariais do que os meus. Por isso fui reeleito mais de uma vez por estes mesmos servidores”.

Oposição

José Nelto foi específico ao frisar para o governador Marconi Perillo que “o poder é político, a autoridade é moral”. O deputado procurou construir todo o seu discurso ao redor de críticas à gestão do atual Chefe do Poder Executivo goiano. “O Governador de Goiás exerceu muito poder nos últimos anos, mas sem se preocupar com a autoridade moral. Ele queimou todo seu capital moral”, disse, mencionando uma suposta perseguição de Marconi a opositores políticos no interior do Estado.

O parlamentar afirmou que, desde 2015, houve em Goiás um verdadeiro desrespeito aos servidores públicos. “Eles passaram a conviver com salários atrasados e constantes ameaças. Os adicionais de insalubridade e periculosidade foram reduzidos a quase zero. A previdência dos servidores foi alterada para pior, sem contar a constante ameaça de perda da licença-prêmio e do quinquênio. Além disso, não tiveram um direito legal respeitado – a reposição salarial pela data-base”. O discurso do parlamentar pode ser conferido na íntegra clicando aqui.

Situação

Talles Barreto iniciou seu discurso rebatendo críticas feitas pelo deputado José Nelto (MDB), que o antecedeu na tribuna ao discursar pela bancada oposicionista. Em seguida, teceu elogios ao presidente da Assembleia, deputado José Vitti (PSDB), “pela condução irretocável dos trabalhos na Casa”.  

Sobre o Goiás na Frente, o parlamentar afirmou ser o maior programa em nível regional do Brasil e que nunca um governo de Estado executou um cronograma tão vasto e completo de obras quanto o desta iniciativa. “Ele contempla sem exceção todos os 246 municípios de Goiás. São 6 bilhões em recursos do Tesouro e em parceria com o Governo Federal, além de 3 bilhões em investimentos privados”, disse.

Segundo ele, foram mais de 100 mil quilômetros percorridos na visita de obras e assistência aos municípios. Talles Barreto afirma que, com o conhecimento de causa que esta experiência propiciou a ele, pode assegurar que o Governo de Goiás fundou os alicerces que garantirão décadas de desenvolvimento e de avanços. “Está sendo construído um novo Estado. Reconhecer o legado econômico deste Governo não é questão de opinião. São números e contra eles não há argumentos”, exclamou. O discurso do parlamentar pode ser conferido na íntegra clicando aqui.

Além do presidente José Vitti, governador Marconi Perillo e vice-governador José Nelto, ocuparam a Mesa dos trabalhos o secretário municipal de Governo de Goiânia Samuel Almeida, que representa o prefeito Iris Rezende, e o presidente da Câmara Municipal de Goiânia, vereador Andrey Azeredo (MDB). Além destes, sentam à Mesa o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-GO), Kennedy Trindade, o presidente do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-GO), Joaquim Alves de Castro Neto, e o presidente do Tribunal de Justiça (TJ-GO), Gilberto Marques Filho. Fecham a composição a defensora pública-geral do Estado, Lúcia Silva Gomes Moreira, e Jales Mendonça, Chefe de Gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.