Desabafo e defesa dos mandatos

Crédito: Marcos Kennedy
Desabafo e defesa dos mandatos
Governador Marconi Perillo
Ao discursar, o governador Marconi Perillo fez defesa dos seus quatro mandatos à frente do Governo do Estado, mostrando dados e números e rebateu com veemência as críticas do deputado José Nelto (MDB).

Na retomada dos trabalhos da Assembleia Legislativa, o governador Marconi Perillo ocupou a tribuna do Plenário se desculpando por ser obrigado a adotar um discurso politicamente incorreto, em desabafo às fortes críticas feitas ao Chefe do Poder Executivo pelo representante da oposição, deputado José Nelto (MDB).

Nesta que provavelmente foi sua última participação, da tribuna, como Governador do Estado, já que entregará o cargo em abril, Marconi Perillo disse que sua marca e gestos sempre se pautaram pelo equilíbrio, coerência e pacificação, mas que nesta ocasião ele exporia o populismo e hipocrisia que sempre foram traços do discurso do emedebista.

O Governador acusou José Nelto de fazer jogo duplo. Ele lembrou que o representante da oposição já tentou se aproximar dele mais de uma vez pedindo privilégios pessoais, e para falar mal de aliados políticos dele como Iris Rezende e Ronaldo Caiado. Em tom de basta, ele disse que precisou vir à Casa para defender sua luta e seu legado. “Fui agredido ao longo de muitos anos, desculpas a todos pelo desabafo, mas essa tribuna tem que ser usada para que se fale a verdade”. E ainda fez um alerta. “Com esse discurso raivoso, a oposição não vai chegar ao poder. Não precisamos deste tipo de postura, mas de discursos que possam unir a todos”.

Marconi Perillo destacou que, neste sentido, seu Governo procurou, com o Programa Goiás na Frente, respeitar e acolher todos os prefeitos, independente de partido, sem espaço para coronelismo e populismo.

Em sua defesa, o Governador frisou, veementemente, que em Gestões suas nunca perseguiu adversários políticos ou quem quer que seja. “Eu sei o que é ser perseguido políticamente e por que faria isso?”, indagou.

Sobre promessas quebradas de campanha, o Governador salientou que o Portal G1 colocou os Estados de Goiás e Maranhão em primeiro lugar no ranking dos que mais cumpriram compromissos de campanha.

Ele também defendeu que se tivesse tomado decisões erradas na questão da carga tributária, o Estado de Goiás não lideraria a lista de Estados mais competitivos do Brasil.

Marconi Perillo ainda respondeu às críticas de tratamento indigno para com os servidores públicos. “Nenhum Governo valorizou mais, pagou mais em dia e repassou mais reajustes salariais do que os meus. Por isso fui reeleito mais de uma vez por estes mesmos servidores”.

Em relação à Celg, o Governador explicou sua decisão de repassar a companhia energética para o controle da italiana Enel. “Eles vão investir mais de R$ 3 bilhões até 2019, tornando a Celg uma empresa estratégica no setor”, argumentou.

Quanto às Organizações Sociais (OS), o Chefe do Poder Executivo afirmou se tratar de um sucesso absoluto. “Quem já foi aos hospitais geridos pelas OS pode conferir a qualidade e a humanidade nos serviços".

A respeito da Crise na área da Segurança Pública, o Governador explicou que a Presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Carmen Lúcia, se reuniu três vezes com ele, com o Chefe do Judiciário e com os agentes da Pasta para ter um diagnóstico de toda situação. Segundo o Governador, o mutirão de cadastramento de presos tratado com ela já está quase finalizado, e que tudo que foi planejado lá atrás, antes do motim, está sendo implementado com a construção de novos presídios. Ele reclamou que as fronteiras do País estão escancaradas para entrada do crime organizado e do narcotráfico e que é difícil para uma unidade da Federação conter isso.

Por fim, Marconi Perillo agradeceu sua base aliada na Assembleia Legislativa por fazer sua defesa com altivez e equilíbrio e o povo goiano por entender os sacrifícios para as mudanças trazidas pelo Tempo Novo.

E antes de entregar sua prestação de contas do ano de 2017 para o presidente da casa, José Vitti, o Governador disse: “É preciso fazer a política do bem, a política construtiva, com a maior das boas vontades para servir ao povo”.

Quatro mandatos

Ao apresentar os dados das realizações em quatro mandatos, o governador Marconi Perillo apontou o crescimento do PIB, que saltou de pouco mais de 17 bilhões de reais em 1977, para uma previsão de 200 bilhões de reais, em 2018. Também citou que o PIB goiano cresceu em média 3,3% no período, um terço a mais que o brasileiro.

Citou que entre 1997 e 2017 foram gerados mais de 1 milhão e 100 mil empregos, também mostrou o crescimento da renda per capita acima da média nacional e Goiás foi o estado que mais reduziu a distância entre ricos e pobres. O governador também mostrou os avanços na Educação, onde Goiás alcançou o maior avanço do País no Ideb nos últimos sete anos. "Na infraestrutura fizemos os maiores investimentos em ampliação da malha viária. São 5 mil km de estradas reconstruídas, 2 mil quilômetros de estradas construídas e mais de 400 quilômetros de estradas duplicadas."

Marconi Perillo citou também os avanços na habitação, segurança pública, saúde,  assistência social, saneamento e medidas de austeridades.