Ícone alego digital Ícone alego digital

Programa Cinemania da TV Assembleia vai exibir filmes goianos a partir desse mês

12 de Março de 2018 às 15:30

O programa Cinemania, exibido pela TV Assembleia, passa a exibir agora filmes goianos e produções brasileiras independentes, entre curtas, médias e longas metragens. De acordo com o apresentador do programa, Ranulfo Borges, o formato tradicional, de entrevistas com diretores e outros profissionais de cinema, continua a ser exibido. “Os dois formatos serão alternados”, afirma.

Ranulfo explica que esta nova proposta abre mais uma janela para que as produções goianas possam ser exibidas em um canal aberto. “Uma das principais dificuldades dos realizadores é fazer suas obras chegarem ao público. A TV Assembleia oferece mais esta possibilidade com o Cinemania”, diz o jornalista.

O filme que inagura o novo formato é “Bubula, o Cara Vermelha”, média metragem de Luiz Eduardo Jorge, realizado em 1999. A obra fala sobre a vida e a obra do cineasta e fotógrafo Jesco Von Puttkamer, que, durante 40 anos, fotografou, filmou e registrou em diários o cotidiano de grupos indígenas brasileiros.

Jesco nasceu em Niteroi (RJ), morou na Alemanha, viveu com os indios e morreu em Goiânia em 1994. Ranulfo explica que se trata de um tema oportunto, pois desde que a Constituição de 1988 foi promulgada, os indigenas nunca estiveram tão desprotegidos como agora, durante o governo Temer.

Luiz Eduardo Jorge morreu em abril de 2017. Era especializado em Cinema Documentário e trabalhou no Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia da PUC-GO e estudou Cinema e Audiovisual na Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP). Formado em História pela Universidade Católica de Goiás (1981), se especializou em Antropologia com Recursos Audiovisuais, Etnologia e Antropologia (1984). Era Mestre em Ciências da Comunicação (1991) e Doutor em Artes, ambas pela Universidade de São Paulo (USP). 

Em sua cinebiografia constam dezenas de filmes, entre eles, "Bubula – O Cara Vermelha" (1999), "Antecipando o Absurdo" (2001) e "Césio 137: O Brilho da Morte" (2003). Entre os prêmios que recebeu estão a Menção Honrosa no 13º Videobrasil, de São Paulo, em 2001, e Melhor Produção Goiana no Fica de 2003.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.