Ícone alego digital Ícone alego digital

Programa Ação Parlamentar com Wagner Siqueira aborda a reciclagem de lixo

15 de Março de 2018 às 17:10
Crédito: Foto Y. Maeda
Programa Ação Parlamentar com Wagner Siqueira aborda a reciclagem de lixo
Deputado Wagner Siqueira esclarece projeto sobre coleta de lixo e banheiro químico para cadeirantes

O deputado Wagner Siqueira (MDB), membro da Comissão de Serviços e Obras Públicas, participou do Programa Ação Parlamentar, da TV Assembleia, apresentado pela jornalista Luciana Martins. O programa falou sobre incentivo para cooperativas de reciclagem de lixo e a obrigatoriedade de banheiros químicos em grandes eventos para pessoas com mobilidade reduzida.

Sobre o incentivo no âmbito da reciclagem da coleta de lixo, o parlamentar abordou que é de suma importância um projeto dessa magnitude no Estado. “Goiás encontra-se bastante atrasado em relação ao País quando falamos de lixo reciclado. Dos 246 municípios goianos, apenas 10 contam com aterros licenciados. Ou seja, mais de 95% do nosso Estado realiza o depósito de resíduos sólidos de forma inadequada, o famoso lixão”, frisa o parlamentar.

“Estive cinco anos na presidência da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), durante os trabalhos realizados lá constatamos que 70% do lixo recebido é orgânico e 30% desse material reciclado. O importante é saber que nem tudo que é reciclável é reciclado. Em seguida, precisamos criar mecanismos tornando mais viável a reciclagem de todos os materiais”, afirma Siqueira.

O parlamentar fala ainda do projeto de lei de sua autoria, apresentado no último dia 22 e já encaminhado à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), que trata sobre a obrigatoriedade de instalação de banheiros químicos adaptados às necessidades das pessoas com mobilidade reduzida nos eventos realizados no Estado de Goiás. “Constatamos que cerca de 10% da população do País sofre por algum tipo de deficiência, grande parte são cadeirantes e eles tem todo o direito que nós também temos”, destaca o parlamentar.

A entrevista com o deputado poderá ser conferida na íntegra no canal 8 da Net, TV aberta 61.2 e pela web no portal da Assembleia Legislativa, no endereço eletrônico: https://portal.al.go.leg.br/

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.