TV Assembleia divulga ações promovidas pelo Procon Goiás no Programa Entrevista
Programa Entrevista, que está no ar na TV Assembleia, recebeu a superintendente do Procon Goiás, Darlene Araújo, para falar sobre a Semana do Consumidor e prestar orientações à população Goiana.
Durante o bate-papo, intermediado pela jornalista Fernanda Cândido, a superintendente falou sobre as atividades direcionadas aos consumidores goianos e destacou a Operação Goiás Contra a Carne Clandestina, realizada pelo Procon Goiás em parceria com o Ministério Público Estadual, Polícia Militar, Agrodefesa, Procon Goiânia, Guarda Civil Metropolitana e Vigilâncias Sanitárias estadual e municipal.
Ao todo, foram fiscalizados 149 estabelecimentos comerciais em Goiânia entre os dias 5 e 9 de março, como açougues e supermercados, e foram apreendidas quase 11 toneladas de carne considerada imprópria para o consumo humano. Entre as irregularidades encontradas estavam más condições de armazenamento e prazo de validade vencido dos produtos. O volume apreendido foi descartado.
“Nós consumidores devemos lutar para que haja um mercado de consumo saudável. É importante que façamos as denúncias nos casos de irregularidades, pois tudo isso é um trabalho que individualmente representa muito. A Assembleia Legislativa também conta com um posto de atendimento que presta serviço a toda população”, ressaltou.
Darlene Araújo disse que o site do Procon Goiás publicou recentemente um Cadastro de Reclamações Fundamentadas. O registro consiste na listagem de todas as reclamações recebidas no ano passado, ou seja, uma lista negra das empresas e que tem a finalidade de alertar os consumidores sobre a postura dos fornecedores. “ Por sua vez, a lista também auxilia os fornecedores, no sentido de melhorar a prestação de serviços e a imagem institucional no mercado consumerista”, completou.
“Dentre as empresas mais reclamadas estão as empresas de telefonia Claro e a Oi, além do supermercado Bretas e o Banco Caixa Econômica Federal. A lista completa está disponível no site do Procon www.procon.go.gov.br . É muito válido que as pessoas evitem empresas problemáticas “, explicou.
A superintendente destacou a ampliação dos canais de comunicação entre população e o Procon. “ Os consumidores disporão de mais opções para registrar suas reclamações. Elas podem ser feitas por meio de telefone, site, interação via Facebook, Twitter ou de modo presencial. Durante o ano passado trabalhamos muito a questão da proximidade entre o órgão em questão e as pessoas”, concluiu.
O Programa Entrevista pode ser assistido a partir desta quinta-feira, 15, às 19 horas, pela TV Assembleia, canal aberto 61.2, canal fechado NET 8, ou pelo site da Assembleia Legislativa de Goiás, www.portal.al.go.leg.br.