Conselhos Tutelares

Crédito: Ruber Couto
Conselhos Tutelares
Comissão Criança e Adolescente em Teresinha de Goiás
Durante 2 dias, presidente da CCA realiza visitas técnicas aos Conselhos Tutelares de Abadiânia e Alexânia, no Entorno de Brasília, e de Alto Paraíso e Teresina de Goiás, na região Norte do Estado.

Presidente da Comissão da Criança e Adolescente (CCA) da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), o deputado Carlos Antonio (PSDB) realizou visitas técnicas a quatro Conselhos Tutelares. Na quarta-feira, 14, esteve reunido com conselheiros tutelares de Abadiânia e Alexânia, na região do Entorno de Brasília; e, na quinta-feira, 15, reuniu-se nos Conselhos Tutelares de Alto Paraíso e Teresina de Goiás, na região Norte do Estado.

“Nos quatro municípios, a Alego, através da CCA, conseguiu levar auxilio aos conselheiros tutelares, sobretudo oferecendo condições de estrutura predial e de mobiliário, bem como capacitação e aperfeiçoamento para que possam desempenhar a contento a importante função constitucional da categoria, que é a de proteger direitos de crianças e adolescentes”, ressaltou o deputado, que completou 229 visitas técnicas, trabalho que realiza desde 2011, quando assumiu a CCA/Alego.

Em Abadiânia, Carlos Antonio assumiu compromisso de apresentar emenda parlamentar individual para reforma do prédio do Conselho Tutelar, que está com vazamentos no telhado. “Quando chove, molha mais aqui dentro do que lá fora”, reclamou o presidente, Renivaldo dos Santos Moraes. O deputado ainda ficou de auxiliá-los na aquisição de mobiliário, como mesas para computadores, e para renovar o Kit Conselho. Também ficou de intermediar um melhor relacionamento dos conselheiros com o prefeito.

Além dos conselheiros tutelares – Renivaldo Moraes, Maria Aparecida Ferreira Ribeiro, Itamar Luís Faustino, Régio Pedro e Antônio José – participaram da reunião: Maria Selma Correia Diniz, primeira-dama e secretária de Assistência Social; Vitor Lucas Rabelo Guerra, chefe de gabinete do prefeito; Bosquim Arantes, vice-prefeito; e Nilton Nunes de Morais, vereador. Também na reunião a pastora Walterlúcia Amara Caldeira, do Conselho Municipal de Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA), e representantes de outros órgãos que trabalham na área, aos exemplos do Creas e Cras.

Em Alexânia, Carlos Antonio também ficou de apresentar emenda para reforma do prédio onde funcionava a Delegacia de Polícia, que foi destinado para nova sede do Conselho Tutelar, haja vista que ladrões entraram por três vezes no prédio atual, levando computadores e outros pertences. “Do Kit Conselho, que recebemos em 2013, só ficaram o carro e a geladeira”, frisa o presidente Antônio Pereira Lima. O deputado ficou de fazer novo pedido de Kit Conselho a partir do próximo mês de junho.

Além dos conselheiros tutelares – Antônio Lima, Ana Claudia de Oliveira Carvalho, Samuel Geraldo de Alcântara, Nilsemaria da Silva e Aparecida Alves Magalhães Faria – participaram do encontro com Carlos Antonio: vereadores Tenente Pereira, presidente da Câmara Municipal; e Mateus Ramos; Bárbara Pereira, promotora de Justiça; Rafaela Azzi, delegada de Polícia Civil; Fernando Silva Santos, presidente do CMDCA; e Jessica Neri Nascimento Rolenberg, secretária de Assistência Social. O deputado ficou de ajudar o município a conseguir um colégio militar e uma patrulha da PM Maria da Penha.

Em Alto Paraíso, Carlos Antonio assumiu compromisso de apresentar emenda parlamentar individual para construção de sede própria para o Conselho Tutelar. Representando o prefeito Martinho Mendes da Silva, a primeira-dama Maiuza Leite ficou de agilizar junto à prefeitura a destinação da área para esse fim. “Essa nova sede vai ser muito importante, porque além de oferecer a estrutura ideal para desempenho do nosso trabalho, ainda vai facilitar o acesso das pessoas ao Conselho Tutelar, sem falar que será um gasto a menos para o município, que arca com o aluguel da casa onde estamos”, colocou o presidente, Uenis Ferreira da Silva. O deputado ficou de intermediar na renovação do Kit Conselho e acertou outras parcerias com o Conselho.

Além dos conselheiros tutelares – Uenis Ferreira, Lenir Moura Sobrinho, Etna Campos Almeida, Valmira Xisto da Silva e Thais Torres Quintania – participaram da reunião, no Conselho Tutelar, as seguintes autoridades: Maiuza Leite, primeira dama e secretária de Assistência Social; Luana Vilas Boas, presidente do CMDCA, vereadores Marlone Dias Bernardes, presidente da Câmara Municipal, e José Nego; Secretária de Educação, e representantes do CREAS e do CRAS.

Em Teresina de Goiás, Carlos Antonio assumiu compromisso de apresentar emendas da sua cota individual para reforma e climatização da sede do Conselho Tutelar e para aquisição de uma ambulância com destinação especial para transporte de crianças e adolescentes. O deputado ainda doou um aparelho celular para o Conselho, sendo que o prefeito Josaquim Miranda assumiu compromisso de aquisição do chip para funcionamento do mesmo. Foram firmadas outras parcerias, inclusive disponibilizou a CCA/Alego para contribuir com o Conselho na apuração de casos complicados de abuso sexual.

Além dos conselheiros tutelares – Claudimar Fernandes dos Santos (presidente), Jeová Cantuaria de Souza, Ana Patrícia Domingos Alves, Luciana Pereira dos Santos e José Nilton Ferreira da Silva – participaram do encontro com o deputado as seguintes autoridades: Josaquim Miranda, prefeito; Maria de Jesus Bastos Miranda, primeira dama e secretária de Assistência Social; vereadores Valdemi Pereira Lopes, presidente da Câmara, e Ramon de Sousa Diniz; professores, professoras e quatro diretoras, sendo três de escolas municipais e uma do colégio estadual.

Carlos Antonio já completou 229 visitas técnicas aos Conselhos Tutelares no Estado de Goiás. Nesta quinta-feira, 22, o deputado dá sequência a esse trabalho, visitando três Conselhos Tutelares Cezarina, Indiara e Caiapônia, na região Sul.