Nascentes do Rio Araguaia

Crédito:
Nascentes do Rio Araguaia
Dep. Francisco Jr
Assembleia comanda dois debates sobre preservação do Rio Araguaia nesta sexta-feira. Deputado Francisco Jr coordena encontro em Santa Rita e Frederico Nascimento em Aparecida do Rio Doce.

A recuperação de nascentes da bacia do Rio Araguaia será tema de duas audiências públicas organizadas pela Assembleia Legislativa, que acontecem nesta sexta-feira, 23. O primeiro debate acontece na microrregião do Sudoeste de Goiás, na Câmara Municipal de Santa Rita do Araguaia, à partir das 8 horas. O evento foi proposto pela Frente Parlamentar do Cerrado, presidida pelo deputado Francisco Jr (PSD), que também deverá tratar sobre a gestão desses recursos hídricos.

Já no município de Aparecida do Rio Doce, será realizada a segunda audiência, sob a coordenação do Diretor de Assuntos Institucionais, Frederico Nascimento. O debate irá ocorrer no Auditório da Câmara Municipal, a partir das 10 horas, com a participação das entidades organizadoras, sindicatos, Secima, Diretoria Institucional da Alego.

Santa Rita

No município de Santa Rita, o evento conta com o apoio da Secima e da Prefeitura Municipal. Serão debatidos temas como Equilíbrio e Unidade de Conservação, Avaliação do Impacto Ambiental, Resíduos Sólidos e Crimes Ambientais. Para dar suporte ao acontecimento foram convidados profissionais e servidores públicos das cidades da região, moradores e autoridades preocupadas com essa situação no cerrado.

Sob o tema “Reflorestamento de Nascentes e Micro Bacias do Rio Araguaia”, a audiência tem por objetivo alertar e buscar alternativas viáveis para salvar todo o Rio Araguaia. De acordo com Francisco Jr, o mais importante curso d’água em Goiás precisa ser preservado e protegido.

“Nós sabemos que o Rio Araguaia é um dos maiores ou o maior patrimônio natural que nós temos no estado de Goiás, e ele está correndo o risco de acabar. Eu presido a Frente Parlamentar do Cerrado e é em função disso que nós vamos realizar essa audiência pública, no sentido de criar as condições necessárias para salvar o rio Araguaia”, afirmou o deputado.

Francisco Jr explicou que a audiência procura identificar caminhos que evitem ou pelo menos atenuem os riscos existentes no Rio Araguaia. Para o deputado, a situação é grave e se faz urgente informar as autoridades antes que seja muito tarde proteger o rio.

“O Rio Araguaia é maior patrimônio natural que temos em Goiás. Há todo um esforço do Governo de Goiás, por meio dos órgãos de fiscalização, para preservar o rio. Queremos reunir todos em um mesmo local para encontramos juntos caminhos para que o Araguaia não pereça. Já se sabe dos riscos há muito tempo, mas ainda não se tem feito o necessário. A situação hoje é grave. Temos de alertar as autoridades sob pena de, no futuro, não termos como corrigir”, afirmou o deputado.

A audiência pública já confirmou a presença de autoridades sobre o tema, como Márcia Freire Dantas Coutinho – Superintendente Estadual da Funasa Goiás, Thiarlles Elias de Paula, Analista Ambiental da Secima, Luziano Severino de Carvalho, Delegado Titular da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes contra o Meio Ambiente e Germano Augusto de Oliveira, Engenheiro ambiental da empresa Equilíbrio Ambiental.

Aparecida do Rio Doce

A Diretoria de Assuntos Institucionais, em parceria com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Secima), coordena o debate na cidade de Aparecida do Rio Doce, cujo tema é “Reflorestamento de Nascentes”.

Segundo o Diretor de Assuntos Institucionais da Assembleia Legislativa de Goiás Frederico Fonseca Nascimento, o programa que dá apoio aos municípios que desejem participar da ação tem como uma das maiores preocupações a produção de água devido ao desmatamento frequente no Estado.

“O projeto trabalha na produção de mudas aos municípios interessados no reflorestamento e a Alego entrou como parceira desse projeto. O intuito é despertar nos agentes públicos, empresários, fazendeiros e população em geral a importância do reflorestamento”, completou Frederico Nascimento.

A Diretoria de Assuntos Institucionais chega a 5ª Edição do projeto, sendo esta a primeira do ano de 2018. O intuito da iniciativa é discutir o reflorestamento das nascentes do Estado e uma atenção especial ao Rio Araguaia. As cidades de Aruanã, São Miguel do Araguaia, Vicentinópolis e Araguapaz foram as outras contempladas com a realização de audiências.

Durante a audiência em Aparecida do Rio Doce serão discutidas ações em prol do reflorestamento de nascentes de cursos d’água que são afluentes do Rio Araguaia.

A vereadora da cidade Neuza Maria dos Santos está coordenando o projeto na cidade. Para a vereadora, a falta de água e as nascentes arenosas da cidade pedem cuidados, portanto, procurou a ajuda da Alego por meio do Diretor de Assuntos Institucionais da Casa, “com o apoio dele (Frederico Nascimento) e do governador (por meio da Secima) a expectativa é muito grande de conseguirmos implantar a conscientização nas pessoas e trabalhar melhores formas de trabalhar o reflorestamento que tanto precisamos”, completou a vereadora.