Lissauer defende produtores rurais durante abertura da 17ª Tecnoshow

09 de Abril de 2018 às 16:04

O deputado estadual Lissauer Vieira (PSB) participou nesta segunda-feira, 9 de abril, junto com o governador José Eliton (PSDB), de várias autoridades políticas, entidades representativas do setor, empresários e produtores rurais da cerimônia de abertura da 17ª edição da Tecnoshow Comigo. “Se hoje Rio Verde é vista como a capital do agronegócio é porque os produtores rurais têm trabalhado ao longo dos anos para chegar a esse patamar. E, se o Brasil é visto como um dos grandes produtores de alimentos do mundo, é porque feiras como a Tecnoshow demostram que o nosso produtor rural da porteira para dentro é extremamente profissional, movimentando a economia e tirando o Brasil da crise”, afirmou Lissuaer.

Considerada uma das principais feiras de tecnologia rural do Brasil e a maior do Centro-Oeste, a Tecnoshow deste ano conta com 550 expositores de vários estados brasileiros e até de outros países, e deve realizar, segundo os organizadores, mais de R$ 1,7 bilhão em negócios. Em discurso, o deputado Lissauer Vieira, que é presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária e representante da Região na Assembleia Legislativa, fez questão de destacar a importância do produtor rural para a economia brasileira. “Quero parabenizar os produtores rurais que dia após dia dedica sua vida a cultivar a terra, sempre buscando inovar e investir em tecnologias para que a produção possa além de garantir o sustento de sua casa, continuar fazendo de Rio Verde, o maior seleiro de grãos, movimentando toda a cadeia econômica da cidade e do Estado, ” comentou Lissauer.

O parlamentar ainda mencionou a importância de investimentos em infraestrutura. “Nada adiantará produzirmos mais e melhor se não houver como transportar, armazenar ou exportar essa enorme produção. É preciso suplantar gargalos diversos, especialmente na infraestrutura, isso inclui investimentos em armazéns, estradas, ferrovias, hidrovias e portos”, disparou.

Outro ponto importante do discurso do parlamentar, foram os projetos e ações em defesa do homem do campo. “Sou representante da classe produtora e por isso participei junto com sindicatos e produtores do País inteiro, da manifestação em Brasília, contra a cobrança retroativa do Funrural. Não somos caloteiros, queremos justiça e segurança jurídica para o setor. Uma hora o STF fala que a cobrança do Funrural é ilegal, depois volta atrás, não podemos ser mais uma vez sacrificados”, protestou Lissauer.

O deputado lembrou de suas ações na derrubada do projeto da rastreabilidade bovina e da taxação 70/30, que gerou uma economia de R$ 540 milhões para os produtores. Também mencionou seu trabalho para a derrubada do veto do governo sobre o projeto de lei que recolocou as zonas de exclusão em pulverizações aéreas nos limites previstos na legislação do ministério da agricultura, pecuária e abastecimento.

Participaram ainda da cerimônia de abertura os senadores Lúcia Vânia (PSB), Wilder Morais (PP) e Ronaldo Caiado (DEM), os deputados federais Marcos Abrão (PPS), Heuler Cruvinel (PP), os deputados estaduais Karlos Cabral (PDT), Daniel Messac (PTB), José Nelto (Podemos), os prefeitos José de Sousa Cunha (Porteirão), Paulinho do Luzitana (Paraúna), Francisca Abadia (Aparecida do Rio Doce), Reila Naves (Turvelândia), Ademir Guerreiro (Montividiu), Edjane Alves (Maurilândia), Ana Claudia (Caçú), Dr. Jhonatan (Perolândia), Vinicius Luz (Jataí), João Alberto (Santa Helena), vereadores e líderes classistas.

O que esperar do governador José Eliton?

Em sua primeira agenda como governador do Estado, José Eliton participou da abertura da Tecnoshow, e disse se sentir honrado por começar sua jornada como governador do Estado por Rio Verde, pelo fato de ter nascido no município, onde tem suas “origens e familiares”, e pelo fato de conhecer bem a cidade e a região, ligadas diretamente ao crescimento de Goiás. Em seu discurso fez questão de agradecer a presença de empresários e produtores de todos os Estados e se colocar à disposição para uma agenda de trabalho ao lado dos produtores. “Muitos se perguntam o que esperar do Zé Eliton governador. Eu digo sempre: jamais esperem gritos, bravatas, frases feitas, busquem ter a certeza que estarei presente sempre para buscar soluções. Sou um homem que não teme cara feia, não teme rastro de onça”, declarou.

José Eliton, ainda falou sobre os investimentos do Estado na região, por meio do programa Goiás Na Frente, que tem levado recursos para obras, entre elas de reconstrução da malha rodoviária, R$ 6 milhões destinados a obras de infraestrutura para Rio Verde e a entrega das de terceira via e reconstrução da GO 174, prevista para o mês de junho e as obras do CASE.