30 anos da Constituição

Crédito: Carlos Costa
30 anos da Constituição
Programa da TV Alego entrevista ex-deputado constituinte Jalles Fontoura
Em sequência ao trabalho da Assembleia Legislativa em parceria com a UFG sobre os 30 anos da Constituição de 88, a TV Assembleia entrevista o ex-deputado federal Jalles Fontoura.

Dando sequência às entrevistas da série dos 30 anos da Constituição Federal, a TV Assembleia gravou programa com o ex- deputado federal e atual presidente da Saneago, Jalles Fontoura. Ele foi um dos políticos que participou daquele momento de elaboração da Carta Magna brasileira em 1988. A entrevista entra na programação da emissora legislativa nesta terça-feira, 24.

Jalles Fontoura, deputado federal constituinte foi um dos redatores da Constituição Federal em vigor.  Em sua participação o ex-deputado respondeu perguntas e esclareceu dúvidas colocadas pela jornalista Luciana Martins e pelo professor de Ciências Políticas da UFG, Robert Bonifácio.

No programa, Jalles Fontoura contou um pouco de sua trajetória política que teve início em Goianésia, eleito prefeito em 1977 onde permaneceu até 1983. Nesse mesmo ano elegeu-se deputado estadual pelo PDS, que veio se transformar em PFL, onde ficou de 1983 a 1987.

“Fui deputado constituinte de 1987 a 1991. Em 1998 voltei a Assembleia Legislativa, estive a frente da Secretaria de Estado da Fazenda, e em 2012 voltei a ser prefeito de Goianésia”, enfatizou.

Jalles destaca que se sente honrado em participar de um momento tão importante como foi a Constituição Federal de 1988. Segundo ele, uma das coisas que mais o atraiu na constituinte eram temas pautados no âmbito econômico. “Foi algo grandioso e democrático onde garimpeiros, ruralistas, economistas, entre outros segmentos, se uniram a favor de um Brasil melhor e de uma constituição cidadã”, afirmou o ex-deputado.

Durante o programa, Fontoura também falou de propostas daquela época em que ele votou contra e outras que votou a favor. Entre elas destaca o regime parlamentarista que segundo ele, é uma forma mais democrática de Governo e que seria melhor para o País nos dias atuais.

Por último, Jalles afirma que a Constituição poderia ser um pouco mais enxuta. “Tem muitos pontos na Constituição que poderiam ser melhor trabalhados através de leis complementares. As Propostas de Emenda à Constituição (PEC), deveriam se adaptar a época e com uma constituição mais enxuta poderíamos introduzi-las através de pequenas mudanças”, finalizou Fontoura.

30 Anos da Constituição de 88

O projeto 30 Anos da Constituição Federal é uma iniciativa da Assembleia em parceria com o projeto “Memória e Informação Legislativa em Goiás” desenvolvido pela Fundação de Apoio à Pesquisa da UFG (Funape). A execução dos trabalhos na UFG fica a cargo do Centro de Documentação, Informação e Memória da Universidade(Cdim).

O grupo de pesquisa da área de Ciência Política e Museologia objetiva desenvolver um projeto de pesquisa intitulado "Resgate da Memória e da Política: Reconstituição da Trajetória do Legislativo em Goiás e do Perfil de suas Lideranças."

As memórias dessas lideranças são de fundamental importância para a compreensão do processo histórico goiano, além de serem instrumentos valiosos como experiência partilhável e fonte de pesquisa.

Entre as metas principais estão resgatar a memória da Assembleia Legislativa de Goiás e organizar um banco de dados com depoimentos relativos à história política de Goiás centrada na história do Legislativo goiano.

A entrevista pode ser assistida através do canal aberto 61.2 ou pelo canal 8 da net ou ainda pelo canal da TV Assembleia no youtube.