Ir para o conteúdo principal

Sessão Ordinária

A- A+

Assembleia Legislativa divulga amplo estudo sobre as eleições realizadas em Goiás no ano de 2014

Um estudo amplo e inédito com detalhes do desempenho eleitoral dos atuais deputados está sendo divulgado pela Assembleia Legislativa de Goiás, através da Seção de Assessoramento Temático da Casa. O documento, publicado em versão digital, reúne informações sobre a distribuição dos votos nos diversos municípios goianos e demonstra o modo como os votos recebidos são distribuídos pelos parlamentares, sua localização e predominância nas regiões. A pesquisa retrata também características do eleitor goiano, sugerindo padrões de votações por meio da distribuição de dados sobre faixa etária, escolaridade, gênero e etnia. A análise foi feita a partir de informações do Tribunal Superior Eleitoral e apresenta ainda curiosidades.

A Assembleia Legislativa, através da Seção de Assessoramento Temático, divulgou um amplo e inédito estudo que faz um profundo mapeamento do desempenho dos atuais deputados estaduais nas eleições de 2014. O documento, publicado em versão digital, reúne informações sobre a distribuição dos votos nos diversos municípios goianos e organiza dados sobre os parlamentares eleitos. Para acessar o trabalho, clique aqui.

A pesquisa, coordenada pelos pesquisadores legislativos Herberth Duarte dos Santos e Miguel Donizete Gusmão Filho, tece um retrato abrangente sobre o eleitor goiano, sugerindo padrões de votações por meio da distribuição de dados sobre faixa etária, escolaridade, gênero e etnia. As informações utilizadas foram divulgadas pelo Tribunal Superior Eleitoral e analisadas pelo Assessoramento Temático. O estudo deverá ser transformado em livro.

O material demonstra o modo como os votos recebidos são distribuídos pelos parlamentares, sua localização e predominância nos municípios, permitindo que seja possível avaliar como seria o resultado das eleições de 2014 se o atual sistema proporcional fosse substituído pelo distrital. Essa é apenas uma entre as diversas hipóteses possíveis de análise.

“Trata-se de estudo estatístico de interesse dos parlamentares, assessores, imprensa, estudiosos do universo da política e da população em geral, com uma miríade de informações que tem o potencial de projetar, no pensamento sobre a política e o sistema representativo, um sem número de hipóteses de teses e debates”, dizem os coordenadores na apresentação do trabalho.

Há inclusive espaço para curiosidades. A profissão mais declarada à Justiça Eleitoral pelos eleitos foi a de deputado, seguida por empresário, médico, advogado, vereador e administrador. Há ainda quem se declarou agricultor, radialista, auxiliar de escritório e estudante.

ELEITOS

A parte analítica do estudo traz informações ainda mais interessantes. Por exemplo, o deputado Major Araújo só não recebeu voto em três dos 246 municípios goianos. Sua quantidade de votos é pulverizada em praticamente todos os municípios. Por outro lado, a mancha eleitoral de Leda Borges está concentrada no entorno de Brasília e a de deputados como Manoel de Oliveira, Lucas Calil e Humberto Aidar têm base forte na região metropolitana de Goiânia.

Embora 27% dos candidatos ao cargo de deputado estadual fossem mulheres, esse percentual representa menos de 10% entre os eleitos. Ou seja, 196 mulheres concorreram, mas apenas quatro foram eleitas. Entre os 521 aspirantes homens ao Parlamento, 37 conseguiram se eleger.

Há relevantes aspectos demográficos no resultado das eleições. Embora 56,49%, 37,1% e 5,72 dos candidatos fossem, respectivamente, autodeclarados brancos, pardos e pretos, o resultado do pleito indica um quadro diferente. Ao todo, 82,93% dos eleitos são brancos, 14,63% são pardos e apenas 2,44% são negros.

Em relação à faixa etária, o estudo demonstra que entre os eleitos a camada mais representativa está entre os 50 e 54 anos, que soma 24,39% dos eleitos. Há também boa quantidade de jovens parlamentares: 9,76% têm entre 30 e 34 anos, e 14,63% têm entre 35 e 39 anos. Apenas um deputado tinha mais de 70 anos quando eleito.

No quesito grau de instrução, predominam entre os eleitos os que possuem curso superior: 68,29% concluíram faculdade. A menor escolaridade entre os eleitos é o ensino médio, com 12,20%.

ASESSORAMENTO TEMÁTICO

A Seção de Assessoramento Temático, órgão técnico de estudos, consultoria temática e elaboração legislativa ligado à Diretoria Legislativa desta Casa, formada por equipe multidisciplinar de servidores efetivos, firme no propósito de qualificar cada vez mais o processo legislativo e o trabalho parlamentar, atividade fim deste Poder, tem imenso prazer em oferecer ao povo goiano o estudo aqui empreendido. Esperamos colaborar com o enriquecimento produtivo do debate político e eleitoral, propiciando informação qualificada para aqueles imbuídos de interesse na gestão hígida da coisa pública e no ideal republicano.

O chefe do Assessoramento Temático, Luiz Roberto Cupertino , disse que a seção continuará produzindo novos estudos sobre o tema. De acordo com ele, há planos de produzir tabalho semelhante em relação às câmaras municipais. "Devemos realizar um novo estudo sobre as eleições estaduais tão logo sejam divulgados os dados oficiais. Um dos objetivos da seção é estabelecer uma série histórica, sem prejuízo do novos estudos sobre outros temas", afirmou.

Assembleia em Tempo Real

21/03/2019

19:04 - Encerramento das atividades

18:56 - Assembleia vai debater nesta sexta-feira reforma da Previdência proposta pelo governo federal

18:02 - Coronel Adailton promove sessão solene para homenagear soldado da PM

17:49 - Comemorações do Mês da Mulher encerram atividades com apresentação da dupla Héster e Helena

17:17 - Sessão ordinária é encerrada

16:53 - Aprovado pelo Plenário matéria que prevê redução da jornada de trabalho de médicos e dentistas do Poder Executivo

16:46 - Projeto que obriga produto congelado a conter informações em embalagens é aprovado pelo Plenário

16:45 - Aprovada em 1ª fase nova propositura do Governo que prevê repasse de recursos à Seduce

16:32 - Parlamentares emendam em Plenário PEC de autoria de Lêda Borges que altera artigo da Constituição

16:25 - Plenário aprova em 2ª votação matéria que prevê isenção de ICMS de medicamentos e materiais hospitalares

15:55 - Talles Barreto diz que Ronaldo Caiado é melhor do que mostrou até agora no Governo

15:49 - Bruno Peixoto afirma que empresas que receberam incentivos fiscais devem pensar mais nos goianos

15:44 - Gustavo Sebba critica corte nos incentivos fiscais e diz que Catalão vai acabar se governador não negociar

15:38 - Alysson Lima propõe criação de frente contra o aumento da tarifa de ônibus

15:33 - Paulo Trabalho parabeniza Jair Bolsonaro pelo aniversário e destaca primeiras ações de seu governo

15:27 - Lêda Borges discute nova tecnologia de acesso à leitura para deficientes visuais

15:10 - Duas matérias são lidas no Expediente da sessão plenária desta quinta-feira, 21

15:07 - Deputados apresentam matérias e requerimentos na sessão ordinária

15:02 - Sessão ordinária é aberta em Plenário nesta quinta-feira, 21

14:50 - Pauta da CCJ é esgotada e Karlos Cabral encerra reunião

14:47 - Dois projetos parlamentares recebem pedido de vista na CCJ

14:45 - Aprovada diligência a dois projetos de origem parlamentar

14:44 - Projetos de origem parlamentar são aprovados na CCJ

14:31 - Comissão de Direitos Humanos conhece tecnologia israelense que garante acessibilidade a deficientes visuais

Assembleia Legislativa do Estado de Goiás - Palácio Alfredo Nasser - Alameda dos Buritis, 231.
Setor Oeste - CEP: 74115-900 - Tel: (62) 3221-3000. CNPJ: 02.474.419/0001-00.

Carregando...