Ícone alego digital Ícone alego digital

Francisco Jr quer regulamentar uso de cão de assistência em Goiás

19 de Abril de 2018 às 08:18

O deputado Francisco Jr (PSD) apresentou projeto de lei que propõe estabelecer normas e condições de aceitação de cão de assistência no Estado de Goiás. Apresentada na sessão plenária do dia 11, aprovada preliminarmente, a proposta foi encaminhada para a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), que após escolha de relator vai emitir parecer sobre a legalidade da propositura quantos aos aspectos constitucionais e regimentais. A matéria tramita na Alego por meio do Processo Legislativo nº 1503/2018.

O projeto estabelece que as pessoas com deficiência, acompanhadas por cão de assistência terão o direito de ingressar e permanecer com o animal nos locais públicos ou privados de uso coletivo. Será permitido o ingresso de cão de assistência por período pré-determinado e sob condições prévias, respeitando os critérios definidos por cada estabelecimento.

A proposta diz ainda que o ingresso e a permanência de cão, em fase de socialização ou treinamento nos locais previstos, somente poderão ocorrer quando em companhia de seu treinador, instrutor ou acompanhantes habilitados. Será vedada a exigência do uso de focinheira nos animais, de que trata esta lei, como condição para o ingresso e permanência nos locais descritos no caput da propositura.

Outra previsão da proposta é que fica sujeito a restrições o ingresso de cão de assistência em estabelecimentos onde as regras sanitárias e de higiene assim o exijam. No transporte público, as pessoas com deficiência, acompanhadas de cão de assistência ocuparão, preferencialmente, o assento mais amplo, com maior espaço livre à sua volta ou próximo de uma passagem, de acordo com o meio de transporte. Será vedada a cobrança de valores, tarifas ou acréscimos vinculados, direta ou indiretamente, ao ingresso ou à presença de cão de assistência nos locais previstos na Lei.

“Os cães de assistência são fundamentais para auxiliar pessoas com deficiência em sua rotina, trazendo mais autonomia, liberdade, confiança e principalmente companheirismo”, diz o deputado na justificativa do projeto. 

O parlamentar acrescenta que “com a evolução das técnicas de treino de cães, esses hoje são capazes de diminuir as barreiras enfrentadas por pessoas com deficiência. A medida ora proposta contribuirá efetivamente para aumentar a autonomia das pessoas com deficiência assegurando condições de acesso pleno aos seus direitos de cidadania”.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.