Ícone alego digital Ícone alego digital

Goiás pode ter semana de prevenção e combate a casos graves de gripe

13 de Abril de 2018 às 17:43

O deputado estadual Jeferson Rodrigues (PRB) quer que seja instituída em Goiás a semana de alerta, prevenção e combate aos vírus que transmitem a gripe H1N1 e H3N2. O projeto que trata do assunto tramita na Assembleia Legislativa por meio do Processo Legislativo nº 1506/2018 que foi aprovado preliminarmente e encaminhado à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ). Jeferson Rodrigues propõe que a semana de atenção às duas doenças virais passe a integrar o calendário oficial de eventos do Estado de Goiás.

O parlamentar argumenta que a Semana Alerta Goiás de Prevenção e Combate à Gripe H1N1 e H3N2 deverá ser realizada na primeira semana do mês de fevereiro e terá como objetivos levar ao conhecimento da população informação sobre a referida doença, orientação sobre o combate, prevenção, diagnóstico e o tratamento adequado, detectar possíveis casos e realizar o devido encaminhamento dos casos diagnosticados para acompanhamento médico especializado.   

O autor da proposta defende ainda que o Poder Executivo, por meio de seus órgãos competentes, poderá regulamentar a programação a ser desenvolvida durante a semana instituída pela lei como: palestras, seminários, informações sobre sintomas e prevenção e combate do vírus H1N1 e H3N2, campanhas publicitárias, audiências públicas e outras atividades que possam ser desenvolvidas com a finalidade de alcançar os objetivos e evitar o surgimento ou a ocorrência de surto ou epidemia.

Jeferson Rodrigues também acrescenta que escolas da rede de ensino público e privado do Estado poderão celebrar parcerias com hospitais e órgãos públicos ou privados, organizações não governamentais, associações profissionais, e outras entidades afins para a implementação dos objetivos pretendidos pela Semana de Prevenção e Combate da Gripe H1N1 e H3N2.

Em sua justificativa o parlamentar acrescenta que normalmente os surtos de H1N1 e H3N2, acontecem a partir de junho, com a chegada do inverno. Entretanto, neste ano, a incidência de casos se iniciou em fevereiro, antes do esperado. “Por este motivo a escolha da última semana do mês de fevereiro para a conscientização da população”, esclarece.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.