Ícone alego digital Ícone alego digital

Fonoaudióloga alerta servidores da Alego para os cuidados com a voz

16 de Abril de 2018 às 11:06
Crédito: Carlos Costa
Fonoaudióloga alerta servidores da Alego para os cuidados com a voz
Seja amigo da sua Voz

16 de abril é o dia Mundial da Voz e a Assembleia Legislativa do Estado (Alego) está comemorando a data. Através da Divisão de Saúde e Promoção Social, a fonoaudióloga e servidora da Casa Rosana Inácio Mussi está realizando uma série de visitas em seções e gabinetes orientando a todos sobre os cuidados que se deve ter com a voz, e sobre os sinais que podem indicar problemas. A atividade teve início às 9 horas da manhã, na Agência Assembleia de Notícias, e de lá seguiu para os demais departamentos.

Rosana destaca que, diferentemente, dos últimos anos, a visita ocorrerá em toda a Alego buscando conscientizar os servidores da importância e dos cuidados com a voz. Segundo a fonoaudióloga, o Dia Mundial da Voz tem como slogan de campanha “Seja Amigo da Sua Voz”. O intuito, diz, é mostrar para toda a sociedade o quanto é importante nos prevenirmos e sempre cuidarmos da voz.

De acordo com a fonoaudióloga, a atenção com a nossa voz é o principal cuidado que devemos ter com ela. “Qualquer alteração, comentário de outras pessoas sobre a voz ou mudança acentuada nela durante um longo período, a pessoa deve procurar ajuda de um profissional. Atualmente, com essas constantes mudanças climáticas, o nosso sistema vocal sofre bastante e é necessário sempre cuidarmos da nossa voz.”

Dia Mundial da Voz

A data tem como principal objetivo chamar a atenção da população em geral para os cuidados de preservação da voz, ficando alerta às alterações da voz, que podem ser um sinal de doenças. O câncer de laringe é um exemplo preocupante de como a falta de importância com a voz pode se manifestar.

Profissionais que utilizam a sua voz diariamente (jornalistas, cantores, atores e outros) podem estar mais atentos aos cuidados básicos com a saúde vocal, no entanto, o restante da população negligencia ou desconhece a dimensão dos efeitos negativos que os excessos com a voz podem causar para a sua qualidade de vida.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.