Ícone alego digital Ícone alego digital

30 anos da Constituição

15 de Maio de 2018 às 17:10
Crédito:
30 anos da Constituição
Programa da TV Alego entrevista ex-deputado constituinte Antônio de Jesus
Ex-deputado constituinte Antônio de Jesus é entrevistado na série que lembra a elaboração da Carta Magna de 1988. O parlamentar lembra que foi co-autor da criação do Estado do Tocantins e outras iniciativas.

Dando prosseguimento às gravações das entrevistas sobre os 30 anos da Constituição Federal, a TV Assembleia, conversa desta vez com o ex-deputado federal Antônio de Jesus Dias, que teve mandato como deputado constituinte, por Goiás, de 1º de fevereiro de 1987 a 31 de janeiro de 1991 e posteriormente de 18 de março de 1991 a 25 de maio de 1993. Goiano de Anápolis, o entrevistado também foi deputado estadual de 1980 a 1981.

A entrevista foi conduzida pela jornalista Luciana Martins e teve a participação do professor Guilherme Carvalho, diretor de pesquisas da Sociedade Brasileira de Estudos do Terceiro Setor. 

Antônio de Jesus relatou fatos marcantes daquela época como, por exemplo, ter sido o primeiro deputado federal a ler a Bíblia em uma sessão. Neste sentido, ele lembra conquistas de sua atuação, que foi bastante marcada por preceitos religiosos. “É parte de minha contribuição à Carta Magna alteração no artigo que hoje garante a liberdade religiosa em nosso País”, exemplificou.

Sobre sua carreira, o ex-deputado constituinte abordou ainda sobre a época de sua filiação ao PMDB, por convite de Iris Rezende, bem como suas lembranças como diretor da Febem e acontecimentos importantes da história política dos quais participou. “Fui co-autor da emenda que criou o Estado do Tocantins, o primeiro a votar no impeachment do ex-presidente Collor, sofri preconceitos, e tenho o contentamento de poder dizer que das 117 emendas que apresentei na elaboração da nossa Constituição, tive 32 acatadas e que hoje regem nosso ordenamento jurídico”, disse.

O Programa Memórias do Legislativo é fruto de convênio entre a Assembleia Legislativa com a Universidade Federal de Goiás (UFG). A iniciativa é desenvolvida pela Fundação de Apoio à Pesquisa da UFG (Funape). Entre as metas principais do projeto estão: resgatar a memória da Assembleia Legislativa de Goiás e organizar um banco de dados com depoimentos relativos à história política de Goiás centrada na história do Legislativo goiano.

A entrevista completa foi ao ar a partir desta terça-feira, 15, na TV aberta 61.2, na Net, canal 8 ou pela web, no Portal da Assembleia Legislativa, no endereço eletrônico: http://al.go.leg.br/midia/tv

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.