Ícone alego digital Ícone alego digital

3° módulo da Oficina de Gramática começou para mais uma turma de servidores

16 de Abril de 2018 às 11:37
Crédito: Foto Y. Maeda
3° módulo da Oficina de Gramática começou para mais uma turma de servidores
Abertura da Oficina de Gramática Básica 3- Turma 3

A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) por meio da Escola do Legislativo promoveu na manhã desta segunda-feira, 16, o terceiro módulo da Oficina de Gramática Básica para a terceira turma de servidores da Casa. A aula foi ministrada na Sala 2 da Escola.

Neste módulo, os servidores terão acesso ao conteúdo de concordância nominal e verbal em duas aulas. As turmas estão distribuídas nos seguintes horários: às terças-feiras, das 8h30 às 11h; às quartas-feiras, das 14h30 às 17h; e às segundas-feiras, das 8h30 às 11h. As turmas possuem capacidade de 15 servidores.

O professor é Wellington Lemes Coêlho. Ele ministra aulas para ensino médio e cursos específicos de Redação, Interpretação de Texto e Gramática Aplicada ao Texto. Coêlho é licenciado em Letras Modernas pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e mestre em Estudos Literários e Linguísticos pela mesma Universidade. Além disso, é servidor da Escola do Legislativo e também professor da Alego.

Segundo ele, a concordância verbal é a concordância em número e pessoa entre o sujeito gramatical e o verbo, enquanto que a concordância nominal é a concordância em gênero e número entre os diversos nomes da oração, ocorrendo principalmente entre o artigo, o substantivo e o adjetivo.

Wellington destacou que as aulas estão sendo muito proveitosas pois os servidores estão demonstrando disposição para relevar suas dúvidas. “O que se quer com a oficina é abrir espaço para que o servidor possa se manifestar e obter os esclarecimentos às suas dúvidas. Percebemos que o andamento das aulas é diferente do previsto em virtude das perguntas. A quantidade de dúvidas é impressionante”, contou.

Para ele, essas manifestações estão sendo excelentes. “É muito bom que os servidores estejam se manifestando e mostrando quais são suas fragilidades porque, assim, nós temos condições de trabalhar especificamente para eliminá-las”, disse.

O conteúdo programático da Oficina foi composto por sinais de pontuação, pontuação obrigatória, pontuação facultativa, pontuação gramatical e pontuação expressiva, exercícios de pontuação, pronomes pessoais oblíquos átonos, próclise, ênclise e mesóclise.  

De acordo com a chefe de seção Pedagógica da Escola do Legislativo, Katianne de Sousa Almeida, o objetivo do curso é qualificar o servidor da Alego para que melhore o uso da formalidade na linguagem escrita.

Além dos servidores da Alego, a Escola do Legislativo, por meio de parceria, abriu vagas para servidores do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCM) e Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE).

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.