Ícone alego digital Ícone alego digital

Bruno Peixoto apresenta projeto para reafirmar conquistas obtidas pelas Guardas Municipais

17 de Abril de 2018 às 09:39

Tramita na Assembleia Legislativa o Projeto de Lei n° 1505/18, de autoria do deputado Bruno Peixoto (MDB), que propõe disciplinar o inciso III do artigo 65 da Constituição Estadual, que institui normas gerais para as Guardas Municipais.

Em resumo, a propositura pretende reafirmar as conquistas obtidas pelas Guardas Municipais com o advento da Lei Federal n° 13.022/2014 (Estatuto das Guardas Municipais), sobretudo no que se refere ao porte legal de arma de fogo e suas novas atribuições.

De acordo com o deputado, “as Guardas Municipais, que antes tinham a atribuição apenas de proteção de bens, serviços e instalações municipais, agora exercem patrulhamento ostensivo e preventivo, promovem prisões em flagrante delito, desenvolvem ações preventivas de criminalidade, agindo, quando seus integrantes presenciarem situações de conflitos e ocorrências emergenciais, protegendo a população, além de suas atribuições pretéritas”.

Portanto, as Guardas Municipais agora, além de responsáveis pela proteção dos bens e serviços municipais, podem, como forças administrativo-policiais e, por conseguinte, dotadas do poder de polícia, atuar em caso de ações ofensivas aos direitos das pessoas, tutelando o interesse público, e, inclusive, fazendo valer a lei através do uso da força, de forma coercitiva.

O projeto foi encaminhado à Secretaria de Apoio Legislativo para análise.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.