Conselho tutelar

Crédito: Sergio Ricardo Sandes Rocha
Conselho tutelar
Visita a Mundo Novo
Presidente da Comissão da Criança e Adolescente, Carlos Antonio visitou pela manhã as sedes dos conselhos de Novo Planalto e de São Miguel do Araguaia. Bonópolis e Mundo Novo estão no roteiro.

O deputado Carlos Antonio (PTB), que preside a Comissão da Criança e Adolescente da Assembleia Legislativa de Goiás, faz, juntamente com sua equipe, uma série de visitas a cidades do norte do Estado. Hoje pela manhã a comitiva esteve na sede do Conselho Tutelar de Novo Planalto e em São Miguel do Araguaia.

Carlos Antonio assumiu compromissos com aquele órgão municipal. Ficou de fazer gestões junto ao deputado João Campos (PRB), para agilizar um Kit Conselho para o município, bem como de agilizar emenda individual da cota dele para construção de sede exclusiva para o Conselho Tutelar de Novo Planalto.

O deputado e sua equipe foram recepcionados pelos conselheiros tutelares: Evellyn Gisele Pereira Salão (presidente), Camila Moreira Silva, Adriane Alves de Novaes, Nelice da Silva Melo e Morgana Ventura Teodoro. Depois de conhecer as instalações do Conselho Tutelar de Bonópolis, com sede inadequada às recomendações do Conselho Nacional de Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), Carlos Antonio reuniu-se com eles.

O deputado ficou preocupado com o número de tentativas de estrupros, estupros e abuso sexual no município, que chegou a 123 nos anos de 2017 e 2018 e que, segundo os conselheiros tutelares, está numa crescente estarrecedora. Carlos Antonio vai solicitar, via ofício, a documentação de cada caso, para buscar aceleração na solução de alguns deles, haja vista que até agora, destes, apenas dois foram sanados.

Além dos conselheiros tutelares, participaram da reunião: Célia Melo, presidente do Conselho de Segurança; Fábio Batista Pereira, vereador pelo PSL; e dom Waldemir de Araújo Ribeiro, pároco local. Carlos Antonio assumiu, também, compromisso de colocar Novo Planalto na relação dos oito municípios que serão contemplados com veículos conseguidos através do Ministério Público Federal, caso o órgão não consiga o carro já pleiteado junto à Comarca de Porangatu, até o final desse mês.

Carlos Antonio fez uma série de orientações aos conselheiros tutelares, notadamente para que façam as reivindicações do órgão, via ofício, ao Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) do município. Enfatizou que, caso o Conselho Tutelar não seja atendido num prazo de 30 dias, os conselheiros tutelares devem pegar o documento com a assinatura de recebido para denunciar o CMDCA junto ao Ministério Público. "O CMDCA existe para dar condições de trabalho ao Conselho Tutelar", enfatizou.

São Miguel do Araguaia

Em seguida, a comitiva se dirigiu à cidade de São Miguel do Araguaia, onde conheceu as instalações do Conselho da Criança e Adolescente local. O deputado assumiu compromisso de fortalecer a parceria dele com aquele órgão municipal. O parlamentar gostou muito da sede e do trabalho que vem sendo desempenhando pelos conselheiros tutelares, por isso ficou de atender as reivindicações deles, para dar melhores condições ainda de trabalho aos mesmos.

Entre as reivindicações feitas ao deputado Carlos Antonio, estão uma televisão, uma câmera digital, um data show e notebook, e um tablet. Disse que iria buscar atendê-los o mais breve possível, haja vista que todas as ferramentas solicitadas são importantes para o exercício da função constitucional do conselheiro tutelar. Ele fez uma série de orientações aos conselheiros tutelares, sobretudo com vistas ao fortalecimento da parceria do Conselho Tutelar com o Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) no município.

Carlos Antonio e equipe foram recepcionados pelos conselheiros tutelares: Lucimar Pureza Martins Pereira (presidente), Lucas de Freitas Terra, Karen Kristiny Pereira de Oliveira, Lúcia da Silva Ferreira Oliveira e Wélleen Santana Dias Cunha. Participaram da reunião, coordenada pelo deputado, na sede do Conselho, além dos cinco conselheiros tutelares, as seguintes pessoas: Nilma Aparecida do Carmo, presidente do CMDCA; secretária Ivonete Sales Silva e os conselheiros do CMDCA: Rogério Santos Souza e Polyana Gomes da Costa; bem como Cleude Maria Martins Aprigio, da Ação Social do município.

De São Miguel do Araguaia, Carlos Antonio e equipe seguiram para Mundo Novo, onde fazem visita técnica, seguida de reunião no Conselho Tutelar daquele município, às 16h30.