Ícone alego digital Ícone alego digital

Projeto que prevê a inclusão de bulas em medicamentos manipulados é vetado pelo Governo

20 de Abril de 2018 às 07:17

O governador José Eliton (PSDB) vetou integralmente o autógrafo de Lei n° 01, que previa a obrigatoriedade das farmácias incluírem bulas em medicamentos manipulados. A matéria foi encaminhada pela Assembleia Legislativa no dia 22 de fevereiro. De acordo com a propositura, considera-se bula o conjunto de orientações farmacêuticas impressas. Essas orientações deveriam, segundo a proposta, acompanhar os medicamentos manipulados.

A matéria ressalta que o documento em questão deveria conter, de forma clara e precisa, as seguintes informações: como usar esse medicamento, quando não usar esse medicamento, o que fazer quando esquecer de usar esse medicamento, o que se pode fazer se usar uma quantidade maior do que a indicada para esse medicamento, quais os males que esse medicamento pode causar; onde, como e por quanto tempo posso guardar esse medicamento.

Segundo a Governadoria, o conteúdo apresentado pela matéria “já está disciplinado em ato normativo expedido por autarquia federal”, ou seja, cabendo à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidir o que deve ou não acompanhar os medicamentos manipulados. Logo, segundo o documento apresentado pelo Governador, “esse fato revela a incompetência legislativa do Estado para tratar desta questão”, pois a prescrição “invade a competência privativa da União para legislar”, pontuou.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.