Ícone alego digital Ícone alego digital

Assembleia começa adequar painel eletrônico para trazer maior segurança no controle de presença

19 de Abril de 2018 às 18:49
Crédito: Marcos Kennedy
Assembleia começa adequar painel eletrônico para trazer maior segurança no controle de presença
A Assembleia Legislativa iniciou nesta quinta-feira, 19, a adequação do painel eletrônico do Plenário Getulino Artiaga que terá seu sistema transformado, permitindo o registro de presença através da biometria (impressão digital ou da palma da mão). A medida faz parte de um conjunto de medidas seguindo a linha de transparência e legalidade adotada pela gestão de José Vitti. “Estaremos, dessa forma, garantindo a devida segurança e praticamente impossibilitando a ocorrência de fraude no procedimento de registro de presença dos deputados e também nas deliberações tomadas nesta Casa. Essa medida, além de atender às exigências de transparência e de eficiência na administração pública, irá conferir maior confiança na relação que esta Casa mantém com os cidadãos do nosso Estado”, ressaltou Vitti.

Por determinação do presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual José Vitti (PSDB), a Diretoria Parlamentar iniciou na tarde desta quinta-feira,19, a adequação do painel eletrônico do Plenário Getulino Artiaga. Os serviços estão sendo executados por técnicos da empresa que gerencia o sistema de painéis da Casa. O atual equipamento que registra por meio de senhas a presença dos deputados nas sessões e o resultado de votações vai ser substituído por outro de tecnologia mais moderna. O novo sistema privilegia o controle de registro de presença por meio da biometria (impressão digital) ou da palma da mão. A medida evitará qualquer tipo de dúvidas sobre a presença dos parlamentares em suas atividades legislativas em plenário.

A expectativa é que o painel eletrônico já adaptado ao novo sistema esteja instalado e em funcionamento já na próxima terça-feira, 24, quando haverá a primeira sessão plenária da semana registrada pelo novo equipamento. Também na terça-feira, os técnicos começam a adequar o painel eletrônico do Auditório Solon Amaral, onde acontecem as reuniões das comissões da Alego. A substituição do sistema foi autorizada por Vitti em novembro do ano passado como uma das medidas administrativas para trazer maior segurança e evitar episódios em que haja questionamento sobre o resultado de votações ou sobre a presença dos parlamentares nas sessões da Casa.

 A instalação do sistema de biometria faz parte de um conjunto de medidas seguindo a linha de transparência e legalidade adotada pela gestão de José Vitti. “Estaremos, dessa forma, garantindo a devida segurança e praticamente impossibilitando a ocorrência de fraude no procedimento de registro de presença dos deputados e também nas deliberações tomadas nesta Casa. Essa medida, além de atender às exigências de transparência e de eficiência na administração pública, irá conferir maior confiança na relação que esta Casa mantém com os cidadãos do nosso Estado”, ressaltou Vitti ao apresentar no final do ano passado Projeto da Mesa Diretora que alterou o Regimento Interno da Assembleia Legislativa no que tange à frequência dos deputados nas atividades parlamentares.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.