Ícone alego digital Ícone alego digital

Proposta de Lucas Calil, Assembleia Legislativa concede cidadania goiana a 9 pessoas

24 de Abril de 2018 às 09:13

Por iniciativa do deputado Lucas Calil (PSD), a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) promove sessão de entrega do Título de Cidadão Goiano a nove personalidades. O evento ocorre nesta quinta-feira, 26, às 19 horas no Plenário da Casa de Leis.

Os homenageados são: Síria Solange Costa Ribeiro, José da Conceição Cardoso, José Wilson Barbosa Borges, Leonardo Felipe Marques de Souza, Edegmar Nunes Costa, Ricardo Borges, Silvia Heringer de Siqueira, Leila Conceição Favaro Boldrin e Vanir Potrich.

Currículo dos homenageados

Síria Solange Costa Ribeiro nasceu na cidade de Medina (MG). É formada em Artes pela Faculdade de Belas Artes de Uberlândia, além de ser decoradora de ambientes e especialista em tapetes orientais. Empresária, é dona da empresa Síria Solange Tapetes. É integrante do Núcleo Goiano de Decoração (NGD) e participa anualmente de eventos relacionados à sua carreira profissional, aprimorando os conhecimentos. Dentre eles, estão: Domotex Hannover (na Alemanha), Abip Show, Abimad, Gift Fair, dentre outros.

José da Conceição Cardoso, mineiro da Cidade de São Gotardo, é agrônomo. No início da década de 60, foi contratado como auxiliar de escritório e responsável pelo setor de pessoal da Cia de Cimento Portland Goiás, por dois anos, já foi professor de Matemática do Curso Monteiro Lobato e do Colégio Claretiano Coração de Maria em Goiânia, por um ano, Extencionista Agrícola da ACAR-GO, hoje Agência Rural, atuando na Chefia da Unidade em Santa Helena de Goiás, até 1973.

Depois, transferiu-se para a cidade de Ceres, onde iniciou o trabalho na implantação e plantio da cana-de-açúcar na região. Foi colaborador na implantação da usina de cana, hoje CRV, na cidade de Carmo do Rio Verde (GO). Foi também colaborador na implantação de usina de etanol em Itapaci (GO). A partir de 1990, passou a trabalhar de forma autônoma, exclusivamente na atividade de pecuária. Em 2010, fez contrato de parceria com a Usina CRV Industrial Ltda.

José Wilson Barroso Borges nasceu na cidade de Itajubá (MG). Cursou Ciências Econômicas na Faculdade de Ciências Econômicas do Sul de Minas. Posteriormente, fez Ciências Administrativas em Barra Mansa (RJ) na Sociedade Barramansense de Ensino Universitário, no ano de 1979. Concluiu duas pós-graduações, uma em Finanças de Empresas Privadas pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro, e outra em Análise econômico do Setor Elétrico, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Desenvolveu funções diversas, tais como: Conselheiro Titular do Conselho de Desenvolvimento da região Norte de Goiás (Codenorte); membro do grupo de estudo do Plano de Desenvolvimento do Plano Turistico Sustentável da Sub- Região do Vale de Serra da Mesa e foi representante do Governo de Goiás, junto a Furnas Centrais Elétricas S/A. José Wilson já foi professor pela UEG em Uruaçu, diretor administrativo e Financeiro da Agetur, superintendente de relações Públicas do Governador de Goiás (1999/2000) e gerente de Departamento de Capanda - Angola/África (Furnas, Centrais Elétricas S/A).

Leonardo Felipe Marques de Souza é do Rio de Janeiro (RJ). Advogado formado pela Pontifícia Universidade Católica do Estado de Goiás (PUC-GO). Fez especialização em Direito Civil e Processual Civil na Universidade Cândido Mendes em Goiânia e, atualmente, é mestrando em Direito Constitucional, no Instituto de Direito Público (IDP) em Brasília-DF.     

Edegmar Nunes Costa é da cidade de Uberlândia (MG). Graduado em Medicina pela UFG. Especializou-se em Ortopedia e Traumatologia no Hospital das Clínicas da UFG no período de 1980 a 1981. Durante os anos de 1986 a 2012, foi Chefe do Serviço de Cirurgia do Tornozelo e Pé do HC-UFG. Atualmente, é o chefe do serviço de Tornozelo e Pé do Hospital de Acidentados e do Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer).

Ricardo Borges é do Rio de Janeiro (RJ). Mestre em Administração e técnico agropecuário pela Escola Técnica Agrícola Estadual Cônego José Bento em Jacarei (SP). É professor universitário, já foi conselheiro federal por Goiás no Conselho Regional de Administração, presidente da Comissão Permanente de Licitação do Conselho Regional de Administração de Goiás, superintendente de Saneamento da Secretaria de Estado das Cidades e, atualmente, é coordenador de Recursos Humanos da Agência Brasil Central (ABC).

Ricardo foi diretor-presidente da Federação Nacional dos Estudantes de Administração de Goiás e Tocantins (Faned GO/TO) e presidente da Juventude do Partido da Social Democracia Brasileira (JPSDB) da região Metropolitana de Goiânia.

Sílvia Heringer de Siqueira é natural de Iúna, no Espírito Santo. Cursou pedagogia na PUC-Goiás no ano de 1974. Em 1979 abriu a fábrica Sílvia Heringer Decorações, teve um parceiro fundamental para o êxito e o ineditismo de suas criações têxteis, o pai, Airle Heringer. Hoje os produtos com a marca Silvia Heringer são conhecidos e revendidos nacionalmente. Silvia, há mais de 20 anos participa dos eventos mais importantes do segmento de Decoração e Design, como House e Gift Fair e a Abimad. Ela é membro da Associação Brasileira de Decoração (ABD), da Associação Brasileira das Indústrias Móveis de Alta Decoração (Abimad), da Associação Brasileira das Empresas de Utilidades e Presentes (Abup), e do Núcleo Casa.

Leila Conceição Favaro Boldrin nasceu na cidade de Guararapes (SP). Ela é formada em Pedagogia pela Faculdade de Educação Ciências e Letras de Urubupungá em Pereira Barreto em São Paulo (Feclu). Em 1986 prestou concurso na Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Rio Verde (Fesurv–Unirv), onde atuou como professora, diretora do Curso de Pedagogia, pró-reitora de Graduação e outras atividades em seguida trabalhando como professora concursada em Pedagogia do Estado de Goiás.

Foi membro do Conselho Municipal de Educação do Município de Rio Verde por dois mandatos. Ela é mestre pela Universidade Federal de Uberlândia e doutora em Educação pela UFG.

Vanir Potrich é natural de Colorado, no Rio Grande do Sul. Um dos grandes produtores de soja e geradores de empregos da zona rural de Mineiros, no sudoeste goiano. Na condição de empreendedor da educação, fundou a Faculdade Fama, também em Mineiros, em 2006, implantando em julho de 2015 o curso de Medicina.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.