Carlos Antonio realiza visitas técnicas aos Conselhos Tutelares de Luziânia e Cristalina

24 de Abril de 2018 às 11:31

Presidente da Comissão da Criança e Adolescente (CCA) da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), o deputado Carlos Antonio (PTB) realiza nesta quinta-feira, 26, visitas técnicas aos Conselhos Tutelares dos municípios de Luziânia e Cristalina, na mesorregião Leste Goiano e microrregião Entorno do Distrito Federal. O parlamentar completa 235 municípios visitados em sua missão de levar estruturação, capacitação e reconhecimento a esses órgãos municipais que têm o papel de proteger direitos de criança e adolescente.

Em Luziânia, distante 196 quilômetros de Goiânia, Carlos Antonio visita os dois Conselhos Tutelares do município, o do Centro, às 8 horas, e o do Jardim Ingá, às 10h30. A visita técnica ao Conselho Tutelar de Cristalina, a 288 quilômetros da Capital, está programada para as 14h30.

Após conhecer as instalações prediais do órgão municipal, o deputado promove reunião com os conselheiros tutelares para saber quais são as principais demandas deles, sobretudo com vistas as condições de trabalho.

Para o encontro no Conselho Tutelar Centro, em Luziânia, os conselheiros tutelares – Mariana da Silva Conceição Meireles (presidente), Maiko Maier de Matos, Edinilson da Fonseca Melo, Jesley Augusto Ribeiro de Albuquerque e Hudson Geraldo Toledo – convidaram as principais autoridades do município. Espera-se participação do prefeito Cristóvão Tormin (PSD), bem como do vereador Álvaro Murilo Reis Roriz (PSD), presidente da Câmara Municipal; do presidente do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Djalma Nunes Reis; e da secretária de Assistência Social, Marilésia Vaz Meirelles.

No Jardim Ingá, os conselheiros são Joel da Silva Roberto (presidente), Joelson Carvalho de Souza Bueno, Tereza Augusta de Carvalho, Fábia Maria Bezerra Barros e Maria Vilma Soares Lourenço. Em Cristalina, Carlos Antonio e equipe serão recepcionados pelos conselheiros tutelares Elza Resende da Silva (presidente), Marco Antônio dos Reis e Silva, Elisângela da Silva Castro, Eliana Pereira da Silva e Onofre Lopes Almeida Neto. Para a reunião estão convidadas as autoridades municipais, aos exemplos do prefeito Daniel Sabino Vaz (PSB), vereador Marco Aurélio Ribeiro (PRP), presidente da Câmara; Cleuda Cristina Gonçalves Lima, presidente do CMDCA; e Marleide Fernandes, secretária de Assistência Social.

Nesse trabalho, que iniciou em 2011, quando assumiu a presidência da CCA/Alego, Carlos Antonio verifica a estrutura de atendimento disponível ao Conselho Tutelar, bem como busca conhecimento das ações desenvolvidas por todos os Integrantes da Rede de Proteção a Criança e ao Adolescente no município. O parlamentar trata, entre outras coisas, de questões afetas ao CMDCA, com enfoque para programas em funcionamento, bem como da implantação de outros nos municípios visitados. E, ainda, da arrecadação de recursos para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.