Ícone alego digital Ícone alego digital

Terça Cultural promove encontro entre estudantes e poetas goianos

24 de Abril de 2018 às 12:13

A Seção de Atividades Culturais da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), promoveu, na manhã desta terça-feira, 24, a Terça Cultural em homenagem ao Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado no dia 18 de abril. A data, que marca o nascimento do escritor e editor Monteiro Lobato, visa estimular a leitura dos jovens.

Durante todo o dia na Alego, a Seção de Atividades Culturais está promovendo uma campanha para arrecadar livros que serão doados ao Centro de Atendimento Socioeducativo (Case). Vale ressaltar que o departamento permanece disponível para o recebimento desses livros somente até hoje.

Dia Mundial do Livro

A data homenageia obras literárias e seus autores, além de buscar conscientizar as pessoas sobre os prazeres da leitura. De acordo com a Unesco, o dia 23 de abril foi escolhido por ser a data da morte de três grandes escritores da história: William Shakespeare, Miguel de Cervantes, e Inca Garcilaso de la Vega.

Dentro da Terça Cultural, a Escola no Legislativo realizou sua oitava edição este ano e contou com a visita dos alunos do 8º e 9º anos, do Colégio Delta, de Goiânia.

Os alunos foram recebidos pelo Chefe da Seção de Educação para Cidadania da Escola do Legislativo, Maurício Paranaguá, que ministrou palestra sobre “Origem, Evolução, história e Importância do Poder Legislativo”. Em seguida, o professor Gustavo Cardoso Abreu, da Seção de Projetos Especiais, realizou com os alunos uma visita monitorada as principais dependências da Casa, onde conheceram um pouco mais sobre a história do Legislativo goiano.

Por último, foi realizado um bate-papo com o tema Literatura no Mundo dos Jovens. Os poetas Lucão e Gabriel Nascente, além da escritora de livros infanto-juvenis Sandra Rosa, e o professor Guterman Assunção participaram da conversa com os alunos do Colégio Delta, que também realizaram doações de livros.

Gabriel Nascente, poeta e membro da Academia Goiana de Letras, afirmou que a tônica do encontro foi mostrar aos jovens a paixão e o amor pela leitura que, segundo ele, está um pouco perdida. “Os tablets, celulares, entre outros, estão afastando os jovens da leitura. Estamos vivemos um momento apocalíptico, cheios de conflitos sociais e matanças, onde é preferível termos um livro na mão do que um par de algemas”, declarou Gabriel.

Já o poeta e digital influencer Lucão falou o quanto é importante um evento como este que promove a leitura. “Me senti honrado pelo convite recebido pela Assembleia. Falar sobre leitura para jovens é algo prazeroso para quem ama o que faz. Tentei mostrar aos jovens como a leitura pode ser simples” afirmou o poeta.

Lucão também falou sobre os leitores digitais que, de acordo com ele, é algo normal nos dias de hoje. “Eu tenho a sorte de ter conseguido publicar livros por estar na internet, ela abriu muitas portas para mim. Logicamente, eu preciso ler e escrever muito, mas, a internet me coloca em contato com leitores e autores do mundo inteiro”, destacou.

Leonardo Magalhães, diretor do Colégio Delta, abordou sobre o quanto é importante os jovens terem o hábito da leitura. “É preciso incentivarmos essa nova geração a ler mais, valorizar a leitura e não perdê-la como ocorre em muitos casos. Cabe também a família aproximar os jovens do mundo literário desde cedo”, afirmou o diretor.

Ao final do evento foram realizados sorteios de livros para alunos e servidores da Casa, doados pela Editora Moderna.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.