Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Audiência pública busca mediar problemas de bairros de Aparecida de Goiânia

10 de Maio de 2018 às 16:55

A deputada Isaura Lemos (PCdoB), presidenta da Comissão de Habitação, Reforma Agrária e Urbana da Assembleia Legislativa de Goiás promoverá nesta quinta-feira, 19 h, audiência pública para tratar dos problemas enfrentados pelas comunidades do Setor dos Estados, Rio Vermelho e Virgínia Park, em Aparecida de Goiânia. Elas reivindicam a regularização dos lotes que ocupam e o acesso a serviços públicos essenciais. 

Essas comunidades se formaram entre as décadas de 1970 a 1980, com a ocupação da área. As casas são simples, algumas apresentando bastante precariedade, os moradores reclamam da falta de escola, água tratada e energia, coleta de lixo, posto de saúde e transporte coletivo. No dia 28 de abril eles foram surpreendidos com o corte de energia, que ocorreu, segundo a Enel, por conta das ligações clandestinas. São 1,2 mil ligações, mas somente 260 são regulares. Entre elas, há residências que recebiam regularmente o serviço e pagavam tarifa à Enel. 

Após o apelo dos moradores, o serviço foi restabelecido, mas para residências que tiveram as instalações feitas pela Celg, o que representa apenas 10% do total. A medida causou revolta em alguns moradores, que refizeram a ligação clandestina. A Enel, então, cortou a energia total dos bairros. Posteriormente, a Associação de Moradores do Virgínia Parque conseguiu, por meio do Ministério Público, a assinatura de um Termo de Ajuste de Conduta com a Enel, em que esta se compromete a expandir a rede para todas as casas, que pagariam as tarifas devidas, até que o problema seja solucionado. 

Os fatos trazidos pelos moradores motivou a visita técnica da Comissão de Habitação a esses setores, seguido de relatório com informações e dados apontando a necessidade de discutir o assunto e buscar caminhos de solução na audiência pública de hoje. Na pauta, também será tratada a ordem de desocupação de alguns lotes, que estariam ocupando área de preservação ambiental. Moradores contestam: dizem que a construtora Leonardo Rizzo comprou área considerada ainda mais vulnerável, sob o ponto de vista ambiental, onde pretende construir um condomínio.

 

SERVIÇO:

Evento: Audiência Pública

Data: 10 de maio de 2018

Horário: 19 horas

Local: Rua Granada, Quadra 12, Lote 22, Virgínia Park (em frente à mercearia Vitória), em Aparecida de Goiânia.

 

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.