Ícone alego digital Ícone alego digital

Plenário aprova em primeira votação eleição direta de diretores nas escolas estaduais nesta terça-feira

15 de Maio de 2018 às 17:10
Crédito: Denise Xavier
Plenário aprova em primeira votação eleição direta de diretores nas escolas estaduais nesta terça-feira
Sessão Ordinária
Na sessão ordinária desta terça-feira, 15, os deputados aprovaram o projeto, de autoria do Poder Executivo, que institui a gestão democrática nas escolas estaduais de educação básica, que inclui a realização de eleições para diretores das unidades de ensino. Caso o processo passe também pela segunda votação, possivelmente amanhã, e seja, em seguida, sancionado pelo Governador, os diretores serão escolhidos por meio de voto da comunidade escolar. Essa eleição está prevista para ser realizada, ainda este ano. Outros 29 projetos de parlamentares foram aprovados durante a sessão ordinária desta terça-feira, 15.

A sessão ordinária dessa terça-feira, 15, aprovou durante a votação da Ordem do Dia, 30 projetos de lei sendo: um da Governadoria do Estado, em primeira fase de discussão e votação, seis de deputados em fase definitiva e um em fase inicial de tramitação e mais 22 pareceres favoráveis da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ).

Dentre os processos aprovados, está o projeto de lei nº 1460/18, de autoria do Poder Executivo, que institui a gestão democrática nas escolas estaduais de educação básica, garantindo, por exemplo, processos participativos de tomada de decisões, e autonomia na elaboração e execução de projetos político-pedagógicos e administrativos.

Segundo a matéria, a gestão democrática também pressupõe realização de eleições para definição dos diretores das unidades de ensino. Caso o processo passe também pela segunda votação, possivelmente amanhã, e seja, em seguida, sancionado pelo Governador, os diretores serão escolhidos por meio de voto da comunidade escolar. Essa eleição está prevista para ser realizada, ainda este ano.

Outros 29 projetos de parlamentares foram aprovados durante a Ordem do Dia da sessão ordinária desta terça-feira, 15.

 

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.