Patrulha Maria da Penha

Crédito: Foto Y. Maeda
Patrulha Maria da Penha
Deputado Helio de Sousa homenageia os três anos de fundação da Patrulha
Por iniciativa de Helio de Sousa, a Casa realizou solenidade dedicada aos três anos da missão, com a entrega de 27 certificados de honra ao mérito a militares, na noite desta terça-feira, 15.

Por iniciativa do deputado Helio de Sousa (PSDB), a Assembleia Legislativa realizou sessão solene dedicada aos três anos da Patrulha Maria da Penha, com a entrega de 27 certificados de honra ao mérito a militares. A solenidade teve lugar no Plenário Getulino Artiaga, na noite desta terça-feira, 15.

Após a execução do Hino Nacional Brasileiro, Helio de Sousa discursou, relembrando a história de Maria da Penha que dá nome à Patrulha e à Lei que protege as mulheres contra violência doméstica.

“Temos que divulgar e difundir tudo o que precisa ser feito para proteger as mulheres do Brasil. A peregrinação de Maria da Penha nos mostra que, infelizmente, são necessárias leis para proteger mulheres de seus maridos. Na busca de dar dignidade e de que as mulheres tivessem a quem e como recorrer, o Congresso Nacional promulgou essa Lei tão importante. Eu entendo que ainda tem muito a ser feito, mas fico feliz que estamos caminhando. A Patrulha Maria da Penha é um avanço considerável para as mulheres de Goiás”, declarou.

Agradecimentos

A policial militar Silvana Rosa de Jesus Ramos falou em nome dos homenageados da sessão solene extraordinária desta terça-feira, 15.

“Eu agradeço ao deputado Helio de Sousa e a todos os policiais que se esforçam para proteger as mulheres de Goiás. Em 2015, quando fomos chamados para essa missão, sofremos todos os tipos de preconceito da sociedade, porque as pessoas não falam sobre o sofrimento. As mulheres são criadas para aceitar que os homens são os líderes da casa e que nós temos que aceitar. Hoje, não tem um município que não queira a Patrulha Maria da Penha e digo: nós viemos para ficar”, disse a oradora, que é comandante do 8° Comando Regional da PM.

Em seguida, a coordenadora estadual da Patrulha Maria da Penha, Michella Rodrigues Pires Bandeira, também agradeceu ao parlamentar tucano e ao Governo Estadual pela valorização da Segurança Pública.

“Eu agradeço ao deputado Helio de Sousa de todo meu coração por essa homenagem. Sinto-me muito honrada por estar aqui hoje e agradeço em nome de toda minha equipe pela valorização. Agradeço ao governador José Eliton por dar seguimento a esse trabalho e ao ex-governador Marconi Perillo por idealizar essa missão. A patrulha visita as vítimas para proteger e fiscalizar as medidas protetivas. As mulheres que são vítimas de violência doméstica estão dizendo: ‘Basta, queremos dignidade’. Dar segurança para essas mulheres é o nosso trabalho”, ressaltou.

Mesa da solenidade

Compuseram a Mesa Diretiva a superintendente executiva da Mulher e da Igualdade Racial da Secretaria Cidadã, Onaide Silva Santillo, representante do governador José Eliton; a secretária municipal de Política para as Mulheres, Célia Valadão, representando o prefeito Iris Rezende; a comandante do 8° Comando Regional da Polícia Militar, coronel Silvana Rosa de Jesus; a coordenadora estadual da Patrulha Maria da Penha, Michella Rodrigues Pires Bandeira; o tenente Edson Rodrigues, comandante de apoio logístico e tecnológico da PM, e ainda, o major Núcio Guedes, comandante da 46ª Companhia Independente da Polícia Militar.