Fórum Permanente de Energia chega a 17ª reunião e discute planejamento das energias renováveis

16 de Maio de 2018 às 08:33

O Fórum Permanente de Energia, presidido pelo deputado estadual Simeyzon Silveira (PSD), se reúne pela 17ª vez nesta quinta-feira, 17, a partir das 8h30, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia.

A reunião tem como tema o planejamento nas energias renováveis em Goiás e no Brasil, o plano de investimentos da Enel Goiás, e também a facilitação nas linhas de financiamento.

Participam, além do deputado, o governador José Eliton,  o secretário da Secima, Hwaskar Fagundes,  e a superintendente da Secima, Danúsia Arantes.

Palestras

Os palestrantes são o diretor do Departamento de Informação e Estudos Energéticos do Ministério de Minas e Energia – MME, Ubiratan Francisco Castellano, que fala sobre o Planejamento Energético - Pde 2026 E Pne 2050.

Da Enel Goiás falam o analista Planejamento de Redes, Paulo Sérgio Zanin Júnior, o responsável pelos Grandes Clientes da Enel Distribuição Goiás, Marcelo Mundim Resende, o e desenvolvedor de novos negócios da Enel Green Power, Guilherme de Souza. Eles falam sobre o sistemas de conexões e plano de investimentos.

Do Banco do Brasil palestram o gerente de mercado de pessoa física, Walber Santos De Sousa, e o gerente de mercado de agronegócio, Rodrigo Roberto Dos Santos. O tema é linha de crédito do Banco do Brasil.

O Fórum

Desde a criação do Fórum, em novembro de 2015, o deputado Simeyzon Silveira, presidente da Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa de Goiás, tem trabalhado o fomento de matrizes energéticas renováveis e não degradáveis com objetivo de integrá-las à matriz hidráulica em Goiás.

Sob o comando do parlamentar, o Fórum participou de diversos encontros, conferências e visitas a municípios do interior e, também, realizou 16 reuniões oficiais com a participação permanente do Governo estadual, da prefeitura de Goiânia, de entidades fiscalizadoras, do setor produtivo, de instituições de ensino e pesquisa e da sociedade civil organizada.

O deputado comemorou as novas conquistas para o setor energético do Estado e ressaltou, ainda, a importância das rodadas de discussões para fomentar o Programa Goiás Solar, lançado com objetivo de incentivar a geração e o consumo de energia solar fotovoltaica.