Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Projeto de Isaura Lemos institui “teste da linguinha” em maternidade pública

17 de Maio de 2018 às 09:00

A deputada Isaura Lemos (PCdoB) apresentou, em plenário, no último dia 9, projeto de lei que obriga maternidades e hospitais congêneres da rede pública ou conveniados ao Sistema Único de Saúde (SUS) a realizarem o protocolo de avaliação do frênulo da língua, conhecido como teste da linguinha, em bebês recém-nascidos no Estado de Goiás. 

O frênulo é uma pequena prega de membrana mucosa que conecta a língua ao assoalho da boca. Há diversos casos de pessoas que nascem com a língua presa, ao invés de apenas conectada ao assoalho da boca. O problema interfere na maneira de sugar, mastigar, engolir e falar. No caso dos recém-nascidos, pode levar ao desmame precoce e ao baixo ganho de peso. 

De acordo com o projeto de Isaura Lemos, o exame deverá ocorrer na própria unidade onde o recém-nascido se encontra e ser realizado por fonoaudiólogo ou por outro profissional da área de saúde, devidamente capacitado. 

A fonoaudióloga Roberta Martinelli, que desenvolveu o exame do teste da linguinha, explica que as alterações do frênulo lingual podem comprometer o desenvolvimento de uma pessoa da infância à fase adulta. Por isso, a correção cirúrgica deve ser feita tão logo seja detectado o problema, no caso dos recém-nascidos, antes mesmo de concedida a alta médica. 

A intervenção, considerada simples pelos médicos, é denominada de frenectomia e consiste em um pique na pele para soltar os movimentos da língua. O procedimento dura cerca de dez minutos, a criança não sente dor e não precisa ficar internada.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.