Karlos Cabral promove audiência sobre universidades federais de Catalão e Jataí

17 de Maio de 2018 às 10:39

O deputado estadual Karlos Cabral (PDT), presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esporte da Assembleia Legislativa, promove na próxima terça-feira, 22, audiência pública sobre "Os desafios das novas Universidades Federais em Goiás (Catalão e Jataí)". A reunião acontecerá a partir das 14h, no Auditório Costa Lima da Assembleia Legislativa de Goiás.

A Universidade Federal de Catalão (UFCat) e a Universidade Federal de Jataí (UFJ) foram criadas por lei federal no mês de março deste ano, após desmembramento destas regionais da Universidade Federal de Goiás (UFG). A transferência dos cursos, estudantes e servidores foi automática, mas a transição é gradual e orientada.

Para o presidente da Comissão de Educação da Alego, a população goiana precisa se aprimorar desta novidade no ensino superior em Goiás. “Este é um debate necessário porque deve suscitar as demandas para a efetivação implantação e consequente funcionamento destas novas universidades, e a sociedade precisa participar deste processo”, comentou Karlos Cabral.

A previsão é que a UFCat realize concurso para 81 cargos efetivos de servidores técnico-administrativos e tenha ainda autorização para criar 40 cargos de direção, 225 funções gratificadas e cinco funções comissionadas de coordenação de curso. Já a UFJ terá 67 novos cargos efetivos de técnicos administrativos, 40 de direção, 222 funções gratificadas e duas funções comissionadas.

Universidade Federal de Catalão

A UFG Regional Catalão foi criada em 1983, com a oferta de cursos de licenciatura inicialmente. A nova UFCat oferece atualmente vinte e um cursos superiores de graduação em diversas áreas e conta com uma unidade construída em área quase 90 mil m².

Universidade Federal de Jataí

Foi o primeiro campus fora da sede da UFG, criada em 1980. A UFJ conta com vinte e cinco cursos de graduação divididos em duas unidades: campus Riachuelo e campus Jatobá. A comunidade acadêmica é composta de cerca de quatro mil pessoas. A universidade oferece ainda cursos de Ensino à Distância (EaD) e coordena mais de 300 projetos de pesquisa e extensão.

A audiência pública sobre as novas universidades federais deve contar com as presenças de senadores, deputados federais e estaduais e prefeitos das duas cidades, além do reitor da UFG e de diretores das novas universidades.

SERVIÇO

Audiência Pública - Os desafios das novas Universidades Federais em Goiás (Catalão e Jataí)

Data: 22 de maio de 2018

Local: Auditório Costa Lima – Assembleia Legislativa de Goiás