Conselho Tutelar

Crédito: Sergio Ricardo Sandes Rocha
Conselho Tutelar
Conselho tutelar de Nova Glória
Comissão da Criança e Adolescente visita conselhos tutelares de Nova Glória e Ipiranga de Goiás. Falta de infraestrutura, instalações inadequadas, veículos, foram alguns dos problemas levantados.

Com intuito de fazer levantamento das reais condições de trabalho e também as reivindicações, a Comissão da Criança e Adolescente da Assembleia Legislativa visitou, nesta quinta-feira, os municípios de Nova Glória e Ipiranga de Goiás, na região Central do Estado. Em todas as reuniões o parlamentar hipotecou apoio aos conselheiros e se comprometeu em buscar alternativas junto aos órgãos competentes para atender as solicitações.

Em Nova Glória, a reunião com os conselheiros começou às 10h30 onde o parlamentar pôde conhecer as instalações físicas do local. A casa onde estão instalados possui um total de nove cômodos. O espaço é dividido entre o Conselho Tutelar Municipal, a Vigilância Sanitária e o projeto Criança Feliz.

Apesar de possuir uma boa equipe, o conselho tutelar de Nova Glória carece de estrutura adequada para o atendimento de crianças e adolescentes. A pedagoga Danielle Pereira, que atua junto aos conselheiros há mais de um ano, conta que a presença de um profissional da pedagogia no conselho é fundamental para o bom andamento das atividades escolares dos alunos do município. “Muitas escolas encaminham casos de alunos que não comparecem às aulas, ou que possuem mau comportamento escolar. Nessas situações, o pedagogo atua na prestação de orientações, tanto para o aluno quanto para a família”, destacou.

Durante o encontro, a presidente do Conselho Tutelar de Nova Glória, Suzana Gonçalves, relatou que as prefeituras nunca prestaram apoio às inúmeras demandas apresentadas pela unidade. Para ela, “o conselho é mal visto pelos políticos e não temos o apoio necessário. Acredito que eles – os gestores - deveriam ter uma mente mais aberta para entender a importância do nosso trabalho”, afirmou.

Diante dos atritos apresentados pela presidente quanto ao relacionamento da unidade com a prefeitura do município, o parlamentar prestou orientações aos conselheiros e ressaltou a importância de se envolver o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) nessas intermediações. “Ele é o órgão que está capacitado para fazer a ponte na busca de benefícios. Se ele é órgão responsável por dar posse aos conselheiros, ele tem que ser órgão responsável por acompanhar o andamento desses trabalhos”.

Quanto as principais necessidades apresentadas pela unidade, a presidente frisou: a mudança para uma sede própria e a aquisição de um veículo que atenda as demandas do conselho. Referente às urgências pontuadas, Carlos Antonio assegurou que o município está incluso na lista do Ministério Público do Trabalho para o recebimento de um novo veículo. Afirmou ainda que irá interceder junto ao deputado federal Jovair Arantes (PTB) para que Nova Glória receba o Kit Conselho Tutelar composto por um veículo, cinco computadores, uma impressora, um bebedouro e um refrigerador.

Já em Ipiranga de Goiás, o parlamentar teve a oportunidade de conhecer as dependências da unidade, fundada em 2000, e dialogar com os conselheiros para sanar suas dúvidas. Foi informado que os problemas mais recorrentes estão relacionados à evasão escolar. Quanto à violência, “o município é bem tranquilo, desde o início do ano registramos apenas um caso de abuso sexual”, ressaltou a presidente Daiana de Souza.

O espaço é bastante reduzido, a unidade conta com apenas dois cômodos para a realização das atividades de proteção e atendimentos das crianças e adolescentes. Porém, apesar das dificuldades, a maior reivindicação ainda é o veículo. “Uma das maiores necessidades do Conselho Tutelar hoje é um veículo que esteja à disposição dos conselheiros. Esperamos que dessa vez sejamos agraciados com esse tão sonhado Kit”, afirmou a coordenadora do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), Leila Helena.

Quanto à concessão do veículo para o município, o parlamentar destacou que há duas possibilidades de resolução. A primeira, por meio do Ministério Público Federal do Trabalho onde informou que irá dialogar com os responsáveis na tentativa de viabilizar o carro. A segunda, por meio do Kit Conselho Tutelar. “O deputado federal Jovair Arantes nos concedeu um total de dez emendas para que possamos indicar os municípios que mais necessitam desse benefício. Dentre eles, indicarei pessoalmente o município de Ipiranga”, pontuou.

Ao final das reuniões, o deputado Carlos Antonio acrescentou que a Comissão dará sequência ao atendimento das demandas que foram apresentadas pelos municípios. "Continuaremos buscando parcerias com o próprio Governo Federal, através das emendas. O próprio deputado federal Jovair Arantes está disponibilizando emendas individuais para aquisição de kits que serão destinados para algumas regiões do Estado. Por outro lado, o Ministério Público Federal do Trabalho tem disponibilizado veículos para esses conselhos. Diante disso faremos as indicações de acordo com as necessidades apresentadas por cada um", finalizou.