Ícone alego digital Ícone alego digital

Ordem do Dia da sessão ordinária desta terça-feira, 22, na Assembleia Legislativa conta com 98 processos

21 de Maio de 2018 às 09:40
Crédito: Marcos Kennedy
Ordem do Dia da sessão ordinária desta terça-feira, 22, na Assembleia Legislativa conta com 98 processos
Sessão Ordinária
A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás tem agendada para esta terça-feira, 22, uma sessão ordinária, quando os deputados devem deliberar pauta contendo 98 processos legislativos. A Governadoria tem 11 matérias em fase de 1ª discussão e votação. Um dos projetos altera o Estatuto e Planos de Cargos do Magistério. Os deputados são contemplados com 16 processos em fase de votação definitiva, 55 projetos em 1ª votação e ainda 14 projetos de lei com pareceres favoráveis aprovados que estão sendo encaminhados pela CCJ. Há, também, um projeto do TCE em fase de 2ª discussão e votação, e outro em votação única referente ao encaminhamento de contas anuais desta corte, relativas ao exercício de 2014.

A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) tem agendada para esta semana duas sessões ordinárias, na terça e na quarta-feira — na quinta-feira, 24, feriado do dia de Nossa Senhora Auxiliadora, padroeira de Goiânia, não haverá trabalho legislativo. Para a reunião de terça-feira, 22, os deputados devem deliberar uma pauta contendo 98 processos legislativos. Obedecendo o Regimento Interno, o início da sessão será às 15 horas, no Plenário Getulino Artiaga.

Dentre os processos em pauta, a Governadoria tem 11 matérias em fase de primeira discussão e votação. Já os deputados são contemplados na pauta com 16 processos em fase de votação definitiva, 55 projetos em primeira votação e ainda 14 projetos de lei com pareceres favoráveis aprovados que estão sendo encaminhados pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ).

A pauta traz também um projeto do Tribunal de Contas do Estado (TCE) em fase de segunda discussão e votação e que altera a Lei Estadual de n.º 16.168/07 que dispõe sobre a Lei Orgânica do Órgão, e outro em votação única referente ao encaminhamento de contas anuais desta corte, relativas ao exercício de 2014.

Em fase de primeira discussão e votação, destaca-se o Projeto nº 1292/18, assinado pelo Executivo, que promove alterações na Lei nº 13.909, de 25 de setembro de 2001, que dispõe sobre o Estatuto e o Plano de Cargos e Vencimentos do Pessoal do Magistério, com a finalidade de imprimir aperfeiçoamento à disciplina legislativa do estágio probatório no âmbito do Magistério Público Estadual. 

O projeto é resultado dos trabalhos desenvolvidos por um grupo técnico, integrado por representantes da Secretaria de Gestão e Planejamento, Controladoria-Geral do Estado, Procuradoria-Geral do Estado e Casa Civil, ao qual foi cometida a atribuição de realizar estudos e apresentar à administração os esboços de atos normativos necessários à escorreita disciplina da avaliação especial de desempenho de servidor público em período de estágio probatório. 

O objetivo é buscar maior semelhança com os avanços introduzidos pela Lei nº 19.156, de 29 de dezembro de 2015, a qual alterou o Estatuto dos Servidores Públicos do Estado de Goiás e de suas Autarquias e Fundações (Lei nº 10.460, de 22 de fevereiro de 1988), tratando sobre o tema acima citado. 

Nesse sentido, o projeto contempla as hipóteses de suspensão do período de estágio probatório, requisitos e periodicidade da avaliação, bem como atribuições dos atores envolvidos no procedimento de avaliação de desempenho dos professores. Trata também do instituto da recondução, em atenção aos entendimentos doutrinários e jurisprudenciais acerca do assunto, de forma a permitir o retorno do professor estável ao cargo anteriormente ocupado, em decorrência de sua inabilitação em estágio probatório, desistência ou reintegração do anterior ocupante. 

As modificações propostas demonstram, segundo explica o Governo, a necessidade de adequação do texto normativo em vigor ao novo contexto constitucional, organizacional e tecnológico da Administração estadual, de modo a implantar um efetivo sistema de gestão de desempenho dos agentes públicos, verificando a real aptidão para o cargo de professor, visando imprimir uma conscientização por parte da gestão, do papel que o professor exerce nas escolas, para que ele seja visto como exemplo e possa disseminar aos alunos conceitos de respeito e ética, como mediador do conhecimento.

As sessões ordinárias constituem o calendário anual de trabalho legislativo e possuem a Ordem do Dia previamente designada, ou seja, possuem uma pauta de votação. São realizadas normalmente às terças, quartas e quintas-feiras e compõem-se das seguintes fases: Abertura, onde são feitas apresentações de matérias e demais comunicações parlamentares; Pequeno Expediente; Grande Expediente; e a Ordem do Dia.

A população poderá prestigiar a reunião dos deputados estaduais, cujo acesso se dá pela entrada exclusiva a visitantes, localizada à Alameda dos Buritis, 231, Setor Oeste. Os trabalhos podem ser acompanhados ainda, ao vivo, por meio do site da Alego ou pela TV Assembleia, transmitida pelo canal 8 da NET. 

Para mais informações sobre as matérias a serem apreciadas na terça-feira, 22, consulte a pauta prévia.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.