Ícone alego digital Ícone alego digital

Psicóloga diz que data é dia de tristeza, mas também de luta

18 de Maio de 2018 às 10:59

A psicóloga Raílda Gonçalves Martins fala sobre atuação do Núcleo de Vigilância à Violência e Promoção da Saúde durante solenidade em homenagem ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual das Crianças e Adolescentes. A cerimônia ocorre na manhã desta sexta-feira, 18, no plenário da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).

Raílda conta que o Núcleo conseguiu promover muitos avanços, mas que há muitas ações que ainda precisam ser melhoradas. “Fazemos estudos de casos e acompanhamos de perto cada um. Temos como critério o risco de morte, vulnerabilidade da vítima, vinculo do autor com a vítima, rede familiar não protegida, etc.”, explica.

A profissional conta que o trabalho é dividido em grupos e há cobrança de resultados de cada um. “Sempre cobramos de cada grupo de trabalho. Claro que com muito respeito e reconhecemos que nossos parceiros são muito comprometidos”, fala.

Ela lembra que a data de hoje é um dia de tristeza mas também de luta. “Hoje lembramos a morte de Araceli [Cabrera Crespo tinha 8 anos quando foi raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada, no Espírito Santo, em 1973]. Mas, também é um dia que significa muita luta para a vida e com os direitos de nossas crianças e adolescentes. Despertamos a necessidade de dizer não. A cada ano nos fortalecemos mais enquanto rede para fazermos esse enfretamento, pois entendemos que é crime ter relações sexuais com crianças e adolescentes”, afirma Raílda.

A psicóloga traz dados do disque 100. “No Brasil, nos anos de 2015 e 2016, de todas as ligações recebidas pelo disque 100, 10% foram denúncias de abuso sexual. A maior parte são meninas. Os dados mostram que 40% dos casos é referente a crianças de até 11 anos. Os abusadores são homens são de 18 a 45 anos em sua maioria. Cerca de 500 mil crianças são vítimas da indústria sexual por ano” relata.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.