Ícone alego digital Ícone alego digital

Deputado Simeyzon Silveira palestra em Encontro de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica

18 de Maio de 2018 às 14:37
Crédito:
Deputado Simeyzon Silveira palestra em Encontro de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica
Palestra em encontro sobre Energia

Representando a Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa, o deputado Simeyzon Silveira (PSD) palestrou no I Encontro Centro-Oeste de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica. Com foco na questão da sustentabilidade, foram recebidos representantes de vários estados brasileiros. O evento, realizado na manhã desta sexta-feira, 18, teve lugar no K Hotel, situado no setor Jardim Goiás, em Goiânia.

Na ocasião, o parlamentar falou da contribuição dada pelo Fórum de Discussão Permanente de Assuntos Relacionados ao Setor Energético de Goiás, o qual ele preside, para o desenvolvimento e diversificação da Matriz Energética do Estado. Simeyzon elucidou que esta plataforma de debates foi criada em novembro de 2015, período em que o Brasil passava por uma grande crise energética e que se discutia apenas os problemas e não as soluções.

Incentivador de iniciativas que promovam o fomento de novas matrizes energéticas, com a finalidade de integrá-las ao sistema hidráulico de Goiás, o parlamentar se reúne com os membros do Fórum, mensalmente, para discutir demandas, apresentar propostas e entregar soluções práticas para a área de energia elétrica. Participam Governo Estadual, Parlamento goiano, Prefeitura de Goiânia, entidades fiscalizadoras, do setor produtivo, sociedade civil organizada, universidades, grupos empresariais e instituições financeiras.

Etapas para o desenvolvimento do setor energético

Simeyzon explicou que foram definidas quatro etapas para encontrar as soluções para o crescimento das energias renováveis em Goiás. A primeira foi destinada a detectar as falhas no Estado, como a matriz concentrada na fonte hídrica e grande parte da complementação com termoelétricas.

Na segunda fase, foram verificados os potenciais de Goiás. “Percebeu-se a possibilidade de muito crescimento da produção de energia elétrica por sistema solar fotovoltaico, por meio da biomassa e por outros tipos de energia, até mesmo a eólica”, disse. Na etapa seguinte, foi preparado o caminho para o avanço das fontes complementares, como as regulamentações específicas para estas matrizes; a facilitação das licenças ambientais; o incentivo tributário; e as linhas de financiamento.

Outro ponto extremamente importante, na perspectiva do deputado, foi a criação dos Programas Goiás Solar e Casa Solar, de iniciativa do Poder Executivo estadual. Quase dois anos e meio desde a sua criação, Goiás saltou sete posições no ranking nacional de geração de energia solar, passando a ocupar o 9º lugar. Atualmente, são mais de 650 sistemas de geração distribuídos e instalados, favorecendo mais de 750 unidades consumidoras, que somam mais de 10 mil kW de potência (10,0MW).

A quarta etapa tem o intuito de ampliar o Goiás Solar. Segundo Simeyzon, um dos focos diz respeito à ampliação do programa de isenção de ICMS para usinas de produção fotovoltaica de 1MW para 5MW. Pretende-se, também, que esta medida seja ampliada para as demais fontes limpas como biomassa, biogás, eólica e a hídrica.

"Cabe a nós planejarmos a nossa sociedade para as próximas gerações, e o Setor Energético tem papel fundamental nisso, pois nos permite dar sustentabilidade a este crescimento", concluiu o presidente do Fórum Permanente de Energia.

*Com informações da assessoria de imprensa do deputado. 

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.