Ícone alego digital Ícone alego digital

Entrevista com Siqueira Campos está em exibição na TV Assembleia

23 de Maio de 2018 às 18:15

O Programa Memórias do Legislativo continua com a série 30 Anos da Constituinte de 1988 e está em exibição a entrevista do primeiro governador do Tocantins, e ex-deputado federal constituinte Siqueira Campos (DEM). Nesse bate-papo com a jornalista Luciana Martins ele contou os bastidores da criação do mais novo Estado brasileiro.  A entrevista faz parte de um amplo projeto sobre os 30 anos da promulgação da Carta de 88, coordenado pela Diretoria de Comunicação e com apoio da Diretoria Geral da Assembleia Legislativa de Goiás. 

Siqueira Campos recebeu a equipe da Assembleia Legislativa em sua casa, em Palmas, capital tocantinense. Ao lado, funciona a fundação que leva seu nome e reúne boa parte da história política do ex-governador. O relator da Sub-Comissão dos Estados na Assembleia Nacional Constituinte deu detalhes sobre a greve de fome que fez pela criação do Tocantins e detalhou a convivência com líderes políticos como Mário Covas, Fernando Henrique Cardoso, José Sarney e  Ulysses Guimarães, de quem contou vários fatos e afirmou: "Ulisses me ajudou a aprovar o Estado do Tocantins, tudo que há de melhor na Constituição, Ulisses participou. Ele era adversário, mas eu tinha o maior respeito e maior admiração por ele. Pena que não foi presidente da República", lamentou. 

Uma das histórias contadas por Siqueira Campos diz respeito às dificuldades para consolidar o novo Estado e o amplo apoio que recebeu dos constituintes goianos. Um deles, o ex-governador goiano Mauro Borges, disse a ele que seria contrário à criação do Tocantins. “Qual não foi minha surpresa ao ver que, na votação em plenário da emenda que criou o Estado, Mauro Borges votou favorável e fez um discurso apaixonado. Foi uma das maiores homenagens que recebi em vida”, afirmou.

Siqueira Campos disse ainda que havia tentado a criação do Tocantins antes da Constituinte, mas a proposta foi vetada pelo ex-presidente José Sarney sobre a alegação de que o novo Estado não teria viabilidade econômica. “O Sarney tinha receio de que o nascimento do Tocantins resultasse na proliferação de outros Estados, como o Maranhão do Sul”.

Sobre a famosa greve de fome que fez em meados da década de 1980, Siqueira Campos revelou que o médico que o acompanhou na época era o hoje senador Ronaldo Caiado. “Ali pelo quarto dia de greve de fome, já fraco, o Ronaldo Caiado me levou escondido um prato com lentilhas para que eu me alimentasse. Ele sabia o quanto eu gostava de lentilhas, mas agradeci e não comi”, informou o ex-deputado constituinte.

A entrevista de Siqueira Campos pode ser assistida na TV Assembleia nos canais 8, na NET, e no aberto frequência 61.2, além do canal no YouTube.

30 anos da Constituição Federal

O projeto “30 anos da Constituição Federal” busca registrar o papel e as contribuições dos congressistas goianos durante a Assembleia Nacional Constituinte. O material colhido pela equipe pretende suprir lacunas e condensar informações históricas sobre deputados e senadores constituintes por Goiás.

O projeto, encabeçado pela Diretoria de Comunicação e apoiado pela Diretoria Geral, engloba diversas áreas da comunicação da Casa, como a Agência Assembleia de Notícias, TV Assembleia e Seção de Publicidade, Imagem e Identidade Corporativa. As entrevistas realizadas com os ex-constituintes serão veiculadas pela TV Assembleia. Também serão produzidos um documentário histórico e um livro com entrevistas.

O projeto prevê ainda a realização de uma sessão especial como parte da comemoração dos 30 anos da Constituição Federal, na qual se pretende homenagear os constituintes por Goiás. 

 
 
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.