Ícone alego digital Ícone alego digital

Com alunos da Fasam, Alego realiza 13ª edição do projeto Escola do Legislativo

28 de Maio de 2018 às 16:48
Crédito: Ruber Couto
Com alunos da Fasam, Alego realiza 13ª edição do projeto Escola do Legislativo
13ª edição do projeto Escola no Legislativo Recebem alunos de direito da faculdade Fasam

A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) recebeu na tarde desta segunda-feira, 28, os alunos da Faculdade Sul-Americana (Fasam). Na ocasião, os universitários puderam participar de palestras e conhecer as dependências da Casa. A visita foi realizada graças a uma parceria da Escola do Legislativo com a universidade.

Na 13ª edição do projeto, os acadêmicos de Direito assistiram duas palestras realizadas com o objetivo de aproximar o Parlamento da sociedade goiana. A primeira foi ministrada pelo servidor e historiador Márcio Barbosa, que abordou assuntos relacionados a trajetória do Legislativo, bem como seus avanços e retrocessos. “É importante nos aproximarmos desses jovens pois sabemos que a comunidade estudantil é também formadora de opinião”, destacou o palestrante.

Já a segunda, foi ministrada pelo servidor e mestre em Ciências Políticas pela Universidade de Brasília (UNB), Miguel Gusmão. Nesta, foram tratados temas que auxiliaram os estudantes a compreender o processo de confecção das leis. “Esses projetos tem por objetivo promover e fomentar a democracia. Eles são extremamente relevantes pois ajudam na percepção da importância do Poder Legislativo para o estado democrático de direito”, destacou.

Na ocasião, os alunos estiveram sob a supervisão da doutora e professora, Lauren Scalco. Em entrevista, Laura considerou a experiência fundamental para o bom andamento das atividades acadêmicas. “Nós estudamos na disciplina de direito constitucional a separação dos Poderes e começamos justamente pelo Legislativo, entretanto nossa abrangência está relacionada ao âmbito federal. Com essas palestras os alunos poderão verificar a atuação e funcionamento desse mesmo poder, porém no âmbito estadual”, ressaltou.

Para ela, nesse aspecto o país enfrenta uma carência generalizada. “Parece que assuntos tão importantes como esse vem à tona apenas na época das eleições”. Sobre as expectativas, Laura considera “as melhores possíveis”. Para ela, “é assim que funciona o princípio da transparência. Aqui é o lugar ideal para eles perceberem a importância do voto, e principalmente quais são as atividades desempenhadas por aqueles que eles mesmos colocaram no poder”.

Já a estudante Hellen Rodrigues, acredita que essa iniciativa é de total importância e lamenta não haver mais oportunidades. “Assim como muitos que aqui estão, eu também não conhecia a Alego. Somente a partir desse encontro é que poderei entender melhor o funcionamento desse órgão tão importante”. Helen acrescentou ainda que poderá ter inúmeras melhoras no rendimento escolar a partir do conteúdo ministrado pelos palestrantes. “Esse encontro certamente me ajudará a aprimorar meus conhecimentos. Levarei tudo isso para a sala de aula”, finalizou.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.