Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Karlos Cabral requer um Banco de Leite Materno para Rio Verde

07 de Junho de 2018 às 11:01

O deputado Karlos Cabral (PDT) apresentou, nesta terça-feira, 5, durante sessão ordinária na Assembleia Legislativa requerimento ao Governo, em caráter de urgência, solicitando a construção de um Banco de Leite Humano, mais conhecido como banco de leite materno, e uma central de informações sobre aleitamento materno em Rio Verde.

O Banco de Leite Humano é um centro especializado e obrigatoriamente ligado a um hospital materno e/ou infantil que coleta, processa e distribui leite humano a bebês prematuros e de baixo peso, realizando atendimento de orientação e apoio à amamentação.

Karlos Cabral salienta que o Banco de Leite Humano mais próximo de Rio Verde fica em Goiânia com distância de 230 km da cidade à capital o que torna praticamente inviável o acesso de bebês da região Sudoeste do estado ao serviço. O intuito é que a construção do banco de leite materno em Rio Verde contenha uma área física composta minimamente, de cinco salas, sendo, recepção, sala de coleta, esterilização, sala de estocagem e laboratório. As mesmas deverão ser adequadas de acordo com as exigências da vigilância sanitária e normas do Ministério da Saúde.

“A implantação de um banco de leite em Rio Verde pode constituir um valioso recurso, pois garantiria a oferta do leite humano como primeira opção de alimento para os recém-nascidos de risco e/ou bebês doentes, contribuindo com a prevenção de doenças e a redução da mortalidade neonatal” comenta o parlamentar.


O parlamentar é autor da lei 17.422 que institui a Semana Estadual de Doação de Leite Humano, em Goiás, realizada anualmente na semana que se incluir o dia 19 de maio, com o intuito de estimular a doação de leite humano.

 

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.