Ícone alego digital Ícone alego digital

Alego concede novos títulos de cidadãos goianos, em solenidade a ser realizada na noite desta 5ª-feira,14

13 de Junho de 2018 às 18:47

Por iniciativa do deputado Daniel Messac (PTB), a Assembleia Legislativa (Alego) concederá, nesta quinta-feira, 14, cinco novos Títulos de Cidadãos Goianos e outras cinco Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira. As honrarias serão entregues em sessão solene extraordinária, a ser realizada no Plenário Getulino Artiaga Lima, a partir das 20h. As condecorações rendem homenagem a várias personalidades da vida social goiana, cujos trabalhos têm gerado contribuições significativas para o desenvolvimento do Estado.

A maior parte dos homenageados, 9 dos 10, tem suas atuações profissionais ligadas, de alguma forma, à Segurança Pública do Estado. São delegados, soldados, agentes penitenciários, cientistas forenses, dentre outros. A exceção é o advogado tributarista, Antônio José Gavino Paixão, que, na ocasião, receberá o Título de Cidadão Goiano.

Natural de Portugal, onde exerceu cargo de deputado federal por dois mandatos, o homenageado radicou-se em Goiás em 2010 e, desde então, vem exercendo papel de destaque não apenas em sua área de formação, mas também no setor empresarial. No entanto, a principal razão para a concessão da honraria, deve-se a sua atuação à frente de instituição beneficente, especializada no atendimento a pessoas carentes e diagnosticadas com algum tipo de câncer. Trata-se da Casa de Apoio Paixão pela Vida, fundada por Antônio Paixão, em 2009, no município de Piracanjuba.

Além dele, também receberão o título: o delegado de Polícia Civil do Estado de Goiás e coordenador da Área Integrada de Segurança Pública da Região Noroeste de Goiânia, Alexandre Otaviano Nogueira; e o delegado da Delegacia Estadual de Investigação de Homicídios, Hellynton Carlos Miranda de Carvalho. E ainda: o gerente do Instituto de Criminalística Leonardo Rodrigues da Polícia Científica de Goiás, órgão que integra a Secretaria de Segurança Pública e Justiça do Estado, Rodrigo Irani Medeiros; e o especialista em Biociências Forenses e analista biomédico da Secretaria Estadual de Saúde, Rodrigo Londe Moura.

Conforme esclarece Resolução n. 188, anexa ao Regimento Interno da Casa,  todo Projeto de Lei que dispõe sobre concessão de Título Honorífico de Cidadão Goiano, só será aprovado em Plenário, caso obtenha a maioria absoluta dos votos dos deputados em exercícios na Alego. Ainda segundo o documento, a honraria será concedida, exclusivamente, “a brasileiros ou estrangeiros de ilibadas virtudes, com relevantes serviços prestados ao Brasil ou a Goiás”.

Na oportunidade, o deputado estadual Francisco Oliveira (PSDB) também concederá Título de Cidadã Goiana a gastrônoma e chef de cozinha Márcia Alves Pinchemel. 

Medalha do Mérito Legislativo

Já dentre os homenageados que receberão a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira, maior honraria do Poder Legislativo goiano, estão: o soldado da Polícia Militar (PM) e analista de sistemas, Anderson Rodrigues da Silva; o agente penitenciário, Rafael Martins soares de Oliveira;  e os cabos da PM, Ricardo Rocha Quinan e Woney Andrade Nunes de Souza.

O destaque, no caso, vai para o superintendente de Reintegração Social e Cidadania, da Diretoria-Geral de Administração Penitenciária do Estado de Goiás, Willian Paulo da Costa, que integrará a mesa de trabalhos durante a solenidade.  


Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.