Ícone alego digital Ícone alego digital

Programa Politizar, realizado em parceria com UFG, aproxima Poder Legislativo da comunidade

12 de Junho de 2018 às 14:02
Crédito:
Programa Politizar, realizado em parceria com UFG, aproxima Poder Legislativo da comunidade
A atual gestão da Mesa Diretora tem adotado ações voltadas para a aproximação da Assembleia Legislativa com o cidadão. Vários programas estão em andamento na Casa. Uma destas iniciativas é o Programa Politizar, executado em parceria com a Universidade Federal de Goiás. Com participações de representantes da universidade, de vários segmentos da sociedade, inclusive comunidade Quilombola, o projeto simulou, durante cinco dias, as atividades dos parlamentares. O presidente da Casa, deputado José Vitti (PSDB), disse que o Projeto estreita o relacionamento Legislativo/comunidade e considerou eficazes os resultados desta 3ª edição, tanto para o cidadão, quanto para os parlamentares.

Aproximar a sociedade do Poder Legislativo é uma das bandeiras levantadas com afinco pela atual gestão da Assembleia Legislativa (Alego). O Politizar, projeto de extensão da Universidade Federal de Goiás (UFG) que movimentou esta Casa Leis ao longo da última semana, é uma das ações que melhor evidenciam tal compromisso. Por meio dele, a Alego possibilitou que 88 jovens ocupassem, por quatro dias consecutivos, a sede do Parlamento Goiano, simulando, com total fidedignidade, os principais ritos processuais que envolvem os trabalhos legislativos no Estado.

O presidente da Assembleia, deputado José Vitti (PSDB), não tem medido esforços para ampliar as ações que buscam uma maior aproximação da Casa com a comunidade. “Essa terceira edição do projeto Politizar, sem dúvida nenhuma, supera todas as outras. Eu parabenizo não só os estudantes, mas todos os que estiveram envolvidos no Politizar. É um projeto muito envolvente e que traz muitos resultados para a Assembleia Legislativa. Esta iniciativa aproxima os cidadãos da Casa do Povo, além de ser uma excelente oportunidade de aprendizado e conhecimento das ações do Legislativo goiano para todos os jovens participantes”, disse o presidente. 

Na ocasião, os jovens participantes comandaram sessões ordinárias, extraordinárias e reuniões de comissões permanentes da Casa, durante as quais foram apreciados os 24 projetos fictícios propostos pelos 41 deputados aprendizes do Politizar. Em 2018, foi realizada a terceira edição do projeto, segunda a receber o apoio integral da atual gestão da Alego. A primeira, realizada em 2017, deu continuidade às ações que estavam paralisadas desde 2013. Ao simular os principais ritos do Legislativo, Alego e UFG buscam conscientizar os jovens sobre o trabalho, a importância e a abrangência das atividades parlamentares. O programa foi executado, na sede do Poder Legislativo, no período de 4 a 8 de junho.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.