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Prossegue, logo mais, na Escola do Legislativo, o curso Recepção e Atendimento

13 de Junho de 2018 às 07:49

A Escola do Legislativo, em parceria com a Diretoria de Gestão de Pessoas, dá sequência na manhã desta quarta-feira, 13, às 8h30, em sua Sala 1, ao curso de Recepção e Atendimento para os servidores da Casa, a fim de capacitá-los para o desempenho das atividades voltadas aos serviços de recepção, considerando a conduta profissional e a qualidade na prestação de serviços.  O curso foi aberto no dia 6.

Quem ministra as aulas é Karina Maristela Barbosa, graduada em Gestão de Pessoas, especialista em Psicologia do Marketing, pós-graduanda em Assessoria de Imprensa na Comunicação Digital e com formação em Eneagrama pela Escola Shalom. De acordo com ela, a intenção primordial é desmistificar a imagem de que o atendimento do servidor público para com a comunidade não tem qualidade.

“Nós preparamos esse curso com um olhar diferenciado, pois é feito para o servidor público. Para mudar aquela ideia de que o serviço público não atende os usuários com excelência. O maior objetivo é fazer com que o nosso servidor entenda que pode atender com eficácia e que faz parte de um processo”, diz Karina.

A instrutora ressalta que se pretende, por meio do curso, mostrar que a Casa de Leis atende com primazia internamente, de um setor para o outro, e externamente, no atendimento ao cidadão. “Se a minha seção ou meu departamento não atende bem, o serviço dos outros também vai ser penalizado. Acredito que isso é o melhor de tudo, pois precisamos compreender que o servidor pode atender com qualidade sem perder a essência do serviço público.”

Chefe da Seção Pedagógica, Katianne Almeida conta que o curso foi uma solicitação do gabinete do deputado Karlos Cabral (PDT). “Ele sentiu a necessidade de poder capacitar os servidores e, principalmente, os estagiários de seu gabinete para poder lidar melhor com o público, já que em gabinete há a recepção da comunidade em geral”, diz.

“Os estagiários que chegam têm a bagagem da faculdade, mas, às vezes, tem dificuldade de lidar com o público. Muitas vezes falam gírias; e é necessária uma linguagem mais formal dentro do ambiente de trabalho. Há também a questão do porte e da etiqueta dentro desse ambiente. Tudo isso o estagiário aprende no seu primeiro emprego”, afirma Katianne.

Segundo Katianne, também houve uma solicitação através do Yammer, a rede social da Alego. “Houve um debate na rede sobre como nós divulgamos as ações da Escola do Legislativo e que, às vezes, não há uma boa recepção. Por meio dos desdobramentos dessa conversa percebemos que, muitas vezes, o servidor não está preparado para tratar seu colega nem para receber a comunidade. A Assembleia é a Casa do Povo, portanto, devemos receber essas pessoas de forma adequada.”

Além do de hoje, serão mais dois encontros, nos dias 20 e 27 próximos, sempre às quartas-feiras, das 8h30 às 11 horas.

Conteúdo programático 

Aula 1

Atendimento ao cidadão; Postura no atendimento; Abordagem positiva; Ouvir x Escutar; Compreendendo os relacionamentos: intrapessoal e interpessoal; Empatia x Simpatia. 

Aula 2

Comunicação verbal e não verbal; A importância do atendimento na imagem do Poder Legislativo; Identificando seu estilo de atendimento; Compreendendo o processo de comunicação e suas principais falhas.

Aula 3

Barreiras do atendimento telefônico; Otimização do atendimento telefônico; Saudações e despedidas; Dicas para um bom atendimento telefônico; Substituindo expressões comuns ao telefone.

Aula 4

Rotinas Administrativas; Administração do tempo com eficácia; Motivação para o trabalho; Técnicas de arquivo.

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