Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Diego Sorgatto quer obrigatoriedade de realização do teste de HIV em todas as doações de sangue

18 de Junho de 2018 às 07:09

Projeto do deputado Diego Sorgatto (PSDB) apresentado na última quinta, 14, busca a obrigatoriedade de realização do teste de HIV em todas as doações de sangue no Estado de Goiás. Segundo o parlamentar, uma pessoa que for diagnosticada precocemente com o HIV no corpo, poderá realizar o tratamento disponível nos sistemas públicos e privados de saúde e, assim, conviver com a doença. 

"É preciso ter cuidado porque mesmo que o indivíduo não apresente os sintomas, o vírus pode ser transmitido por meio de relações sexuais desprotegidas, seringas contaminadas e de mãe para filho, na gravidez ou amamentação. Por isso, a melhor maneira de evitar o mal é a prevenção, por meio do uso de preservativo", alegou Diego.

O risco de infecção por HIV, vírus causador da AIDS, durante transfusão de sangue no Brasil é 10 vezes maior do que em países desenvolvidos, de acordo com estudo da Fundação Pró-Sangue de São Paulo. Isso significa que, por ano, entre 50 e 100 pessoas podem ser contaminadas ao receber sangue doado.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.