Ícone alego digital Ícone alego digital

Deputados apresentam matérias na sessão desta tarde de terça-feira

19 de Junho de 2018 às 15:14

Durante a sessão ordinária desta terça-feira, 19, seis deputados pediram a palavra para protocolar projetos de lei e requerimentos junto à Mesa Diretora. Uma vez recebidos, os documentos são numerados e encaminhados à destinação específica.

Destaque para manifestação do deputado Karlos Cabral (PDT), que pediu a palavra para apresentar dois projetos de lei pensados por estudantes que participaram, há algumas semanas, do Politizar. O projeto de extensão da Universidade Federal de Goiás (UFG), em parceria com a Assembleia Legislativa, permite que cidadãos comuns atuem como deputados estaduais por uma semana, em sessões legislativas simuladas.

Viáveis e de interesse público, duas proposituras fictícias foram apadrinhadas pelo parlamentar, e apresentadas como projetos de lei reais. O primeiro cria a Semana Estadual da Cultura Hip-Hop, movimento que “resgata vidas e retira crianças e jovens vulneráveis da marginalidade”, de acordo com Karlos Cabral. A outra matéria obriga o Poder Público a disponibilizar tablets a alunos de escolas públicas com pouca visão. Além de auxiliar de diversas outras formas, a ferramenta teria a capacidade de armazenar eletronicamente todos os livros desses estudantes, dispensando as versões em braile, bastante volumosas.

Marlúcio Pereira (PRB), por sua vez, apresentou três requerimentos. Um deles solicita construção de via sacra entre a Cidade de Goiás, antiga capital do Estado, e a cidade de Goiânia, atual capital. O caminho, aos moldes do que já existe entre Goiânia e Trindade, simbolizaria o percurso feito pelo fundador de Goiânia, Pedro Ludovico Teixeira.

Por fim, a deputada Delegada Adriana Accorsi (PT) apresentou dois projetos de lei, destacando o que institui a campanha “Não espere 24 horas”. Ao contrário do que pensa o senso comum, não é necessário aguardar 24 horas para iniciar as buscas de crianças e adolescentes desaparecidos. “Pelo contrário, lei federal, da qual participei da elaboração, garante início imediato das buscas”, finalizou.

Também apresentaram matérias os parlamentares Júlio da Retífica (PSDB), Jeferson Rodrigues (PRB) e Álvaro Guimarães (DEM). Este último pediu à Presidência, exercida nesta tarde pelo deputado Mané de Oliveira (PSDB), inclusão de mais de 50 matérias na Ordem do Dia, devidamente votadas nas Comissões Mista e CCJ, e convocação extraordinária das mesmas, para nova apreciação de processos.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.