Ícone alego digital Ícone alego digital

Galeria de ex-presidentes

20 de Junho de 2018 às 12:47
Crédito: Ruber Couto
Galeria de ex-presidentes
Inclusão de fotos de Ex-presidentes na galeria de ex-presidentes da Alego
Solenidade presidida pelo deputado José Vitti inseriu na galeria de ex-presidentes as fotos de Hermógenes Ferreira Coelho (1935-1936) e João D'Abreu (1937), pintados pelo artista plástico Amauri Menezes.

A Assembleia Legislativa, através do seu presidente, deputado José Vitti (PSDB), realizou na última terça-feira, 19, uma inclusão histórica na galeria dos ex-presidentes da Casa, localizada no Salão Nobre Henrique Santillo. Os retratos dos ex-presidentes Hermógenes Ferreira Coelho (1935-1936) e João D’Abreu (1937), pintados pelo artista plástico Amauri Menezes, foram adicionados aos demais, em uma solenidade de homenagem.

Na oportunidade, Vitti ressaltou sua alegria de poder realizar esse reconhecimento histórico e pediu perdão pela demora do mesmo. “Fico muito feliz de poder realizar essa singela homenagem, que é de grande importância para as famílias e amigos dos ex-presidentes. É uma correção histórica, que levo como um grande legado desses meus dois anos como presidente da Casa. Peço desculpa a todos pela demora dessa honraria”, enfatizou.

Homenageados

O promotor de Justiça em Goiás e Doutor em História pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Jales Guedes Coelho Mendonça, bisneto de Hermógenes Coelho, falou em nome da família do homenageado. Enfatizou que sua família aguarda há gerações esse gesto da Assembleia e diz ficar muito feliz de poder, finalmente, vê-lo realizado.

“É muito importante poder resgatar os feitos dos nossos antepassados, nossa família foi muito importante na implantação de energia elétrica em Goiás. Fomos responsáveis pela iluminação da antiga capital, Vila Boa, trazida em carros de boi, após a Primeira Guerra Mundial. Hermógenes gastou do seu patrimônio para fundar a usina Jaó, primeira implantada em Goiânia”, recordou.

Jales contou um pouco da biografia do seu bisavô: nascido na Cidade de Goiás, em 1898, atuou no comércio da cidade, onde prosperou por conta própria. Tornou-se deputado estadual em 1921 e foi presidente da Assembleia Nacional Constituinte de 1935. Assumiu o cargo de Governador em 1936, sempre lutando pela harmonia na transição de capital do Estado, de Vila Boa para Goiânia. Faleceu em 1953, no Estado do Rio de Janeiro.

A Arquiteta e escritora Narcisa Abreu Cordeiro falou em nome da família do seu tio-avô, o ex-presidente João D’Abreu, ressaltando a influência de sua mãe, primeira educadora da região nordeste de Goiás. Lembrou que o ex-presidente era advogado e odontólogo, formado pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, em 1911.

“João D’Abreu ajudou a fundar a Faculdade de Odontologia de Goiás e a Associação Goiana de Imprensa, além de ter sido um dos precursores da mudança da Capital do Estado. Assumiu a presidência da Assembleia em 1936, presidindo a sessão que autorizaria a mudança de Capital. Foi vice-governador na década de 50, eleito deputado federal de 1946-1958 e atuou, ainda, na mudança da Capital Federal para Brasília”, recordou Narcisa.

A arquiteta reforçou ainda que o ex-presidente figura nas páginas da história como um dos grandes líderes goianos. “Meu tio-avô lutou ainda pela criação do Estado do Tocantins. Hoje é um dia muito importante, onde essa Casa corrige duas ausências históricas nos quadros dos seus ex-presidentes. Agradeço ao Vitti por isso, foram 82 anos esperando essa homenagem”, finalizou.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.