30 Anos da Constituição Federal

Crédito: Ruber Couto
30 Anos da Constituição Federal
30 ANOS DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL
Assembleia homenageia ex-parlamentares goianos que participaram da Constituição de 88. Nesta 4ª-feira também foi lançado um documentário e assinado convênio para a realização de um seminário.

A Assembleia Legislativa de Goiás realizou na tarde dessa quarta-feira, 20, a cerimônia de lançamento do documentário sobre os 30 anos da Constituição Federal. Na oportunidade, foi assinado convênio com a Universidade Federal de Goiás (UFG) para realização de Seminário sobre o tema, previsto para agosto. Também, foi realizada a entrega de certificados aos parlamentares constituintes que participaram do processo.

Na abertura da solenidade, o diretor de Informação e Divulgação da Presidência, Joel de Sant’Anna Braga Filho, falou da honra de poder fazer parte desse projeto, reiterando a importância de se divulgar para todos os goianos, o quanto foi importante a elaboração da Constituição e quem fez parte dela. “É formidável relembrar a importância desse evento histórico, foi graças a ele que tivemos a divisão de Goiás com Tocantins, a criação do Sistema Único de Saúde (SUS) e da moradia social”, lembrou.

O ex-deputado federal constituinte e ex-governador do Estado, Maguito Vilela, falou em nome dos homenageados, enfatizou que se sentia honrado em participar desse momento histórico memorável e como era bom reencontrar os colegas daquela época. Reforçou ainda como é importante dar destaque aos trabalhos desses parlamentares agradecendo a Casa e ao Presidente José Vitti (PSDB), pela iniciativa.

“A Constituição Federal de 88 teve um papel muito importante para aquela, essa e as futuras gerações. Ela reconheceu direitos individuais, direito a moradia e a estudos e ainda teve o papel extraordinário de separar Goiás e Tocantins, o que foi bom para os dois Estados. Espero que ela continue por muito tempo fazendo parte da vida dos brasileiros, sendo revisada com as devidas evoluções do tempo”, apontou Maguito.

O ex-Governador agradeceu ainda o trabalho da Universidade Federal que, segundo ele, sempre desempenhou um papel fundamental no Estado, contribuindo com a história e do desenvolvimento de Goiás.

Por fim, o presidente José Vitti agradeceu em nome da Assembleia, e disse que essa cerimônia era uma forma de homenagear os políticos que tanto fizeram por Goiás. Enalteceu a parceria da Casa com a UFG, que rende frutos importantes como o Projeto Politizar e agora, o Seminário da Constituição de 88.

“Sempre baseio minha presidência em alguns pilares, dentre eles o foco no resultado e na eficiência, dando a importância e reconhecimento devido aos servidores da Assembleia, sempre tendo um trabalho de transparência com o povo goiano. Essa parceria com a UFG só reforça isso. Além disso, quero dar o devido reconhecimento a assessoria de Comunicação da Casa e ao pessoal da TV Assembleia, pelo esforço na realização desse documentário”, reconheceu Vitti.

O presidente disse ainda que pretende realizar ainda no segundo semestre desse ano a cerimônia de homenagem aos parlamentares que trabalharam na elaboração da Constituição Estadual, que também fará 30 anos. “Fico feliz demais, pois ontem mesmo realizamos a inauguração do retrato de dois ex-presidentes dessa Casa, que faltavam nos quadros aqui do Salão Nobre e hoje de manhã, podemos fazer uma homenagem aos servidores aposentados por esse Poder. Não podemos deixar de valorizar esses momentos que marcam nossa trajetória”, concluiu.

Documentário

A produção foi assinada pela TV Assembleia e reúne série histórica com depoimentos de parlamentares goianos que participaram da última constituinte nacional. Além dos documentários, que já estão sendo veiculados pela TV Assembleia, a iniciativa irá se desdobrar ainda em outras produções a serem lançadas em breve. Dentre elas estão previstas a confecção de hotsite e a publicação de livro sobre o assunto.

Além do Youtube, os documentários produzidos estão também disponíveis na grade de programação dos canais TV aberta (61,2) e da Net (8).

Senadores: Iran Saraiva, Irapuan Costa Junior e Mauro Borges (in memoriam)

Deputados Federais: Aldo Arantes, Antônio de Jesus, Délio Braz, Fernando Cunha (in memoriam), Iturival Nascimento, Jalles Fontoura, João Natal (in memoriam), José Freire, Lúcia Vânia, Luiz Soyer, Maguito Vilela, Mauro Miranda, Naphtali Alves, Nion Abernaz (in memoriam), Paulo Roberto Cunha (in memoriam), Pedro Canedo, Roberto Balestra e Siqueira Campos.